
Uso da IA para escolha do melhor mix de produtos
Uso da IA para escolha do melhor mix de produtos
Você sabia que pode utilizar a tecnologia para escolher o melhor mix de produtos para o seu varejo? Com certeza essa é a melhor forma de gerar eficiência na gestão de estoque – e em outras áreas do seu negócio.
Ainda existem empresas que não se deram conta do avanço da Inteligência Artificial aplicada à rede de abastecimento – motivo que pode estar impedindo o aperfeiçoamento de estratégias de vendas em muitas delas.
O potencial da escolha certa do mix de produtos
Uma loja existe para suprir a demanda de seus clientes, qualquer que seja seu ramo de atividade. Quando o público precisa de um item que determinada marca não tem, ele busca na concorrência. Uma das formas de evitar esse trânsito é investir em um mix de produtos variado e bem elaborado.
Se, por um lado, é indispensável ofertar variedade, por outro, adquirir mercadorias de forma aleatória pode não fazer sentido ou dar resultado. O ideal é que haja uma interação entre o gerenciamento do estoque e histórico de pedidos para que seja mais fácil entender o potencial de venda de cada item.
A questão que fica é: como definir esse pedido perfeito, variando o mix de forma a comprar apenas itens de revenda garantida? É para responder a essa pergunta que a tecnologia entra – em especial a baseada em inteligência artificial. Um sistema com essa diferenciação vai propor combinações e avaliar todas as variáveis que recaiam sobre cada compra entre varejo e indústria.
Algumas delas são:
Preferências do consumidor
Todo varejista quer encantar seus clientes a partir da antecipação de suas necessidades e expectativas – o que só é possível através de pesquisa, coleta de dados, observações constantes e análise de períodos anteriores.
Se, para um ser humano, essa tarefa pode ser complicada, para a IA essa é uma demanda natural do sistema.
Custo do estoque
É preciso levar em consideração a armazenagem dos produtos, pois o excesso de estoque parado acarreta custos extras. Um sistema inteligente pode prever o giro do produto e os potenciais gargalos com base nas vendas pregressas.
Escolha dos fornecedores
Esse é um item importante que deve ser analisado com cautela: produtos e parcerias podem soar como atrativos em um primeiro momento, mas negociar com os fornecedores errados é perigoso.
Nesse cenário, é bom contar com um sistema capaz de mapear os fornecedores a partir de seu histórico de disponibilidade, preço, rapidez e qualidade de entrega.
Atualização constante
Escolher mix de produtos é trabalhoso, em especial nas áreas voltadas à inovação constante. Afinal, sempre é o momento de conhecer novidades e, quem sabe, incluí-las no portfólio.
A dificuldade está em acertar a previsão da demanda, levando-se em consideração o que foi muito vendido no passado, qual é o próximo lançamento de determinada linha e outras informações que permitam uma análise coerente, eficaz e satisfatória do pedido de estoque.
A Inteligência Artificial facilita todo esse processo e pode dar mais assertividade à otimização do portfólio de mercadorias.
O papel da IA na definição do mix de produtos
Soluções tecnológicas nos processos de gestão não só automatizam a produção, mas também promovem o uso inteligente dos recursos, facilitando a tomada de decisões por parte dos gestores.
A definição do mix de produtos é um excelente exemplo dessa realidade. Antes, essa decisão dependia de análises subjetivas do responsável pelo suprimentos; hoje, com o sistema certo de pedidos, a atividade ganha embasamento consistente e confiável.
O Perfect Order, oferecido pela TEVEC, pretende suprir essa necessidade de forma inteligente e intuitiva. Nosso sistema calcula as quantidades ideais de reabastecimento para lojas e distribuidores, considerando fatores como campanhas, promoções, estratégias de marketing, sazonalidade e indicadores macroeconômicos.
Com isso, as análises de dados ficam prontas para que os responsáveis pelo estoque tomem as melhores decisões na cadeia de suprimentos. Graças ao Deep Learning do nosso sistema, é possível automatizar decisões complexas, alertar o setor para riscos futuros e sugerir ações corretivas de forma antecipada.
A aplicação da TEVEC consegue reunir todas as informações necessárias sobre estoque em um único lugar, sem ocupar tempo da equipe de analistas em operações manuais. A automatização dos processos gera cruzamento das variáveis, permitindo gerenciar padrões de comportamento da demanda de cada produto e receber análises de rupturas, excesso, performance de campanhas promocionais e movimentação do mix adquirido.
Pra finalizar, o uso contínuo da Inteligência Artificial oferece insights sobre o comportamento e tendência das demandas, deixando seu histórico de pedidos cada vez mais eficaz.
Quer saber mais sobre a solução da TEVEC? Entre em contato com a gente para que nossos consultores possam te ajudar.