Razões para não temer a Inteligência Artificial

Apesar de a Inteligência Artificial já fazer parte da rotina de muitas organizações, alguns gestores têm a sensação de que lidar com ela é dar “muito poder às máquinas”, ficando reticentes quando a possibilidade surge.

Isso talvez justifique a dificuldade de algumas empresas em crescer e expandir seus negócios com a ajuda dos recursos tecnológicos. A aplicação da IA em processos torna tudo mais rápido, eficiente e confiável, pois ela foi programada para exercer determinada atividade com excelência no desempenho.

Como a gente teme o que não conhece, vamos falar sobre inteligência artificial e desmistificar alguns pontos sobre ela que passam bem longe da verdade.

Entenda o que é Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (ou IA) é um tema bastante sugestivo para debates. Afinal, qualquer nova tecnologia traz com ela desafios, receios e muita curiosidade. E, no caso específico da IA, estamos lidando com algo reconhecido como “o futuro do mercado” – e, disso, não há como escapar.

O avanço tecnológico baseado em IA e aprendizado de máquinas permite que diversos sistemas simulem a inteligência humana. Ou seja, solução IA envolve várias redes de conhecimento, como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado, entre outras inovações que conseguem fundamentar o raciocínio da máquina para desempenhar uma atividade humana com excelência.

Como controle de estoque, por exemplo.

Em resumo, a Inteligência Artificial conta com sistemas e máquinas que, ligadas à robótica, engenharia, computação e matemática, são capazes de realizar atividades humanas de forma autônoma, como reconhecimento facial ou de voz, aplicativos de rotas, internet das coisas, entre outros.

Nesse contexto, a IA já vem mudando a forma como nos relacionamos com o mundo, com as pessoas e, também, com os negócios. No dia a dia, notamos sua utilização no atendimento ao cliente através do chatbot, em que um robô conversa com o cliente, na biometria aplicada em caixas eletrônicos e até em protótipos de carros inteligentes, que são guiados sem motoristas.

Mesmo com a oportunidade de melhorar processos a partir da inovação, ainda é possível ver gestores resistentes à mudança – o que é normal. É muita informação, mesmo. O que não pode acontecer é deixar de utilizar recursos imprescindíveis baseados em inteligência artificial por medo de que a organização vire cenário de um filme de ficção científica distópico.

Inteligência Artificial não é algo a se temer

Frequentemente vemos abordagens com tom alarmista nas salas de reunião quando o assunto é adoção e aplicação de IA. Muitas vezes pautadas pelo gênero da ficção científica, pessoas narram fenômenos que afetam completamente os postos de trabalho, por exemplo.

Vale lembrar que a Inteligência Artificial não é nenhuma ameaça global, mas sim a evolução tecnológica que veio para auxiliar pessoas e empresas nas mais diversas demandas, garantindo excelência em processos que, historicamente, incutem em erros crassos e perda de faturamento.

Quem utiliza IA na empresa está, na verdade, potencializando a boa execução de atividades corriqueiras e permitindo que os seres humanos deixem de “bater cabeça” para atuar nos pontos estratégicos do negócio.

Ou seja, se você trabalha como gerente de estoque em supermercado, e precisa contar mercadorias para fazer reposição, isso já não é mais necessário: existem programas inteligentes que fazem isso muito bem, e sem erros. Com IA, o tempo que você, gerente, gasta com contagem e pedidos pode ser revertido em negociações com fornecedores e análise dos melhores produtos.

Existem segmentos no mercado que já aplicam inteligência artificial e aprendizado de máquinas em atividades até mais “extremas”, como no caso das empresas que testam caminhões sem motorista para chegar a locações perigosas, evitando que profissionais se machuquem.

Em nenhum desses cenários vemos a máquina “tomando o poder” – ou o lugar do ser humano na organização. Ao contrário: o que vemos é mais liberdade para que as pessoas consigam focar cada vez mais em suas atividades sem medo de cometer erros ou comprometer sua integridade física.

Vantagens da Inteligência Artificial nos negócios

A vantagem da aplicação de IA para as organizações são muitas, principalmente no aproveitamento de recursos como big data como auxílio à tomada de decisão. Além disso, existe um aumento expressivo na economia interna das empresas, com a redução de gastos desnecessários.

Veja, abaixo, os principais benefícios da adoção desse tipo de sistema no seu ramo de atividades – principalmente se você lida com giro de estoque.

Redução de custos operacionais

As aplicações baseadas em IA reduzem erros e aumentam a produtividade e a segurança dos processos. Por isso, empresas de transporte e logística usam carros autônomos para conduzir suas frotas, com possibilidade de locomoção ininterrupta.

Eficiência

Para o ser humano é complicado processar grandes quantidades de dados e raciocinar corretamente em cima de muitos números e variáveis. A Inteligência artificial permite que as máquinas façam esses cálculos e forneçam insights sobre os dados com eficiência.

Agilidade

Em uma organização, diversos setores podem se beneficiar do mesmo tipo de dado, embora a comunicação possa não ser tão rápida entre eles quanto o esperado. A AI ajuda a construir conexões entre as diferentes áreas, processando as informações sem esforço manual e com muito mais agilidade.

E onde encontrar todas essas vantagens em um único sistema? É aí que a gente entra.

A TEVEC é uma empresa de soluções logísticas que utiliza a inteligência artificial em suas soluções. Através de IA e Deep Learning, tecnologia que reconhece comportamento de consumo e determina quantidades ideais de compras e abastecimento, nosso sistema de Pedido Perfeito é ideal para gerenciar cadeias de suprimentos de atacado e varejo.

Quer saber mais como tudo isso funciona, dentro do contexto da sua organização? Entre em contato com a gente!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.