
Razões para não temer a Inteligência Artificial
Razões para não temer a Inteligência Artificial
Apesar de a Inteligência Artificial já fazer parte da rotina de muitas organizações, alguns gestores têm a sensação de que lidar com ela é dar “muito poder às máquinas”, ficando reticentes quando a possibilidade surge.
Isso talvez justifique a dificuldade de algumas empresas em crescer e expandir seus negócios com a ajuda dos recursos tecnológicos. A aplicação da IA em processos torna tudo mais rápido, eficiente e confiável, pois ela foi programada para exercer determinada atividade com excelência no desempenho.
Como a gente teme o que não conhece, vamos falar sobre inteligência artificial e desmistificar alguns pontos sobre ela que passam bem longe da verdade.
Entenda o que é Inteligência Artificial
Inteligência Artificial (ou IA) é um tema bastante sugestivo para debates. Afinal, qualquer nova tecnologia traz com ela desafios, receios e muita curiosidade. E, no caso específico da IA, estamos lidando com algo reconhecido como “o futuro do mercado” – e, disso, não há como escapar.
O avanço tecnológico baseado em IA e aprendizado de máquinas permite que diversos sistemas simulem a inteligência humana. Ou seja, solução IA envolve várias redes de conhecimento, como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado, entre outras inovações que conseguem fundamentar o raciocínio da máquina para desempenhar uma atividade humana com excelência.
Como controle de estoque, por exemplo.
Em resumo, a Inteligência Artificial conta com sistemas e máquinas que, ligadas à robótica, engenharia, computação e matemática, são capazes de realizar atividades humanas de forma autônoma, como reconhecimento facial ou de voz, aplicativos de rotas, internet das coisas, entre outros.
Nesse contexto, a IA já vem mudando a forma como nos relacionamos com o mundo, com as pessoas e, também, com os negócios. No dia a dia, notamos sua utilização no atendimento ao cliente através do chatbot, em que um robô conversa com o cliente, na biometria aplicada em caixas eletrônicos e até em protótipos de carros inteligentes, que são guiados sem motoristas.
Mesmo com a oportunidade de melhorar processos a partir da inovação, ainda é possível ver gestores resistentes à mudança – o que é normal. É muita informação, mesmo. O que não pode acontecer é deixar de utilizar recursos imprescindíveis baseados em inteligência artificial por medo de que a organização vire cenário de um filme de ficção científica distópico.
Inteligência Artificial não é algo a se temer
Frequentemente vemos abordagens com tom alarmista nas salas de reunião quando o assunto é adoção e aplicação de IA. Muitas vezes pautadas pelo gênero da ficção científica, pessoas narram fenômenos que afetam completamente os postos de trabalho, por exemplo.
Vale lembrar que a Inteligência Artificial não é nenhuma ameaça global, mas sim a evolução tecnológica que veio para auxiliar pessoas e empresas nas mais diversas demandas, garantindo excelência em processos que, historicamente, incutem em erros crassos e perda de faturamento.
Quem utiliza IA na empresa está, na verdade, potencializando a boa execução de atividades corriqueiras e permitindo que os seres humanos deixem de “bater cabeça” para atuar nos pontos estratégicos do negócio.
Ou seja, se você trabalha como gerente de estoque em supermercado, e precisa contar mercadorias para fazer reposição, isso já não é mais necessário: existem programas inteligentes que fazem isso muito bem, e sem erros. Com IA, o tempo que você, gerente, gasta com contagem e pedidos pode ser revertido em negociações com fornecedores e análise dos melhores produtos.
Existem segmentos no mercado que já aplicam inteligência artificial e aprendizado de máquinas em atividades até mais “extremas”, como no caso das empresas que testam caminhões sem motorista para chegar a locações perigosas, evitando que profissionais se machuquem.
Em nenhum desses cenários vemos a máquina “tomando o poder” – ou o lugar do ser humano na organização. Ao contrário: o que vemos é mais liberdade para que as pessoas consigam focar cada vez mais em suas atividades sem medo de cometer erros ou comprometer sua integridade física.
Vantagens da Inteligência Artificial nos negócios
A vantagem da aplicação de IA para as organizações são muitas, principalmente no aproveitamento de recursos como big data como auxílio à tomada de decisão. Além disso, existe um aumento expressivo na economia interna das empresas, com a redução de gastos desnecessários.
Veja, abaixo, os principais benefícios da adoção desse tipo de sistema no seu ramo de atividades – principalmente se você lida com giro de estoque.
Redução de custos operacionais
As aplicações baseadas em IA reduzem erros e aumentam a produtividade e a segurança dos processos. Por isso, empresas de transporte e logística usam carros autônomos para conduzir suas frotas, com possibilidade de locomoção ininterrupta.
Eficiência
Para o ser humano é complicado processar grandes quantidades de dados e raciocinar corretamente em cima de muitos números e variáveis. A Inteligência artificial permite que as máquinas façam esses cálculos e forneçam insights sobre os dados com eficiência.
Agilidade
Em uma organização, diversos setores podem se beneficiar do mesmo tipo de dado, embora a comunicação possa não ser tão rápida entre eles quanto o esperado. A AI ajuda a construir conexões entre as diferentes áreas, processando as informações sem esforço manual e com muito mais agilidade.
E onde encontrar todas essas vantagens em um único sistema? É aí que a gente entra.
A TEVEC é uma empresa de soluções logísticas que utiliza a inteligência artificial em suas soluções. Através de IA e Deep Learning, tecnologia que reconhece comportamento de consumo e determina quantidades ideais de compras e abastecimento, nosso sistema de Pedido Perfeito é ideal para gerenciar cadeias de suprimentos de atacado e varejo.
Quer saber mais como tudo isso funciona, dentro do contexto da sua organização? Entre em contato com a gente!