Possibilidades e oportunidades do Machine Learning aplicado ao varejo

A tecnologia permeia nossas vidas há bastante tempo e já faz parte do universo varejista. Usamos sistemas de gestão online, controlamos mercadorias por radiofrequência e nos comunicamos com nossos clientes pela web. Mas, até pouco tempo atrás, sempre havia uma pessoa comandando a tecnologia.

Agora, temos a possibilidade de aplicar o machine learning ao comércio, dando um passo a mais na caminhada rumo à evolução tecnológica. O que a Inteligência Artificial pode fazer pelo seu negócio? Confira!

 

O que é machine learning?

O termo significa aprendizado de máquina, algo que já vimos em filmes várias e várias vezes. A ideia do machine learning é auxiliar o ser humano em atividades cotidianas que não precisam consumir seu tempo, esforço e intelecto.

Sendo assim, hoje temos a possibilidade de desenvolver, por exemplo, um chatbot – agente virtual que aprende sozinho conforme interage com as pessoas.

Uma empresa de varejo que tenha um e-commerce pode oferecer atendimento imediato ao internauta que chega à página, sem comprometer o tempo de um atendente.

O consumidor digita sua pergunta, o chatbot responde. Caso não saiba a resposta, ele pode direcionar o consumidor para um atendimento real, isto é, com uma pessoa de verdade.

O fato é que a Inteligência Artificial permite que as máquinas coletem informações e aprendam com isso, desenvolvendo-se gradativamente para atingirem um nível de excelência ótimo.

Numa escala ainda mais complexa, temos o deep learning, ou aprendizagem profunda. Trata-se da mesma Inteligência Artificial, dotada da capacidade de estabelecer redes de informações de modo que consiga realizar o reconhecimento facial de quem entra no seu comércio ou da fala dos seus funcionários, por exemplo.

 

 

Como o machine learning contribui para o varejo

A premissa básica do machine learning é oferecer serviços e processos cada vez mais ágeis e automatizados. Numa loja de roupas, o caixa tem que passar produto a produto pelo leitor de código de barras, certo? E nem sempre funciona perfeitamente.

Pois bem, com a Inteligência Artificial, é possível fazer com que o software de vendas da loja reconheça a voz do caixa. Assim, ele só precisa falar para que os produtos sejam registrados.

Uma vez que você tenha um histórico de vendas consistente, o machine learning auxilia na previsão de demandas, confrontando dados de vendas com estoque, tendências, disponibilidade em outras lojas, entre outros. Desta forma, é possível determinar, com bastante precisão, quantas unidades de cada produto devem ser adquiridas para suprir as vendas de determinado período.

Integrada a uma outra tecnologia – a realidade virtual -, seu chatbot pode transformar-se em um atendente de verdade, um vendedor virtual que recebe os clientes na loja ou no comércio eletrônico.

Tendo o registro do cliente e o histórico de compras dele, seu assistente virtual pode ofertar produtos alinhados à preferência do consumidor, aumentando as chances de concretização da venda.

O aprendizado de máquina traz a tranquilidade que a sua equipe precisa para desenvolver a parte mais importante do processo de vendas: o relacionamento. Para as ofertas relacionadas, as respostas padronizadas e até os problemas mais comuns, é só confiar no machine learning e no alto grau de desenvolvimento da Inteligência Artificial.

Gostou deste post? Fique informado sobre as novidades, curta a página da TEVEC!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.