
Onde está o gargalo do seu abastecimento de varejo?
Onde está o gargalo do seu abastecimento de varejo?
Para se ter um varejo é preciso dominar com excelência a cadeia de abastecimento. A gestão de estoque é crucial para a atividade, já que, sem o gerenciamento ativo, não há saúde financeira no caixa da empresa.
A gestão de estoques começa no entendimento da cadeia de suprimentos, que integra fornecedores, provedores externos e experiência do cliente em uma loja. Quanto mais eficiente for essa atividade, maior o lucro – principalmente em setores que trabalham com margens bem apertadas.
Em outras palavras, o varejista lida diariamente com representantes de indústrias e uma variedade enorme de produtos que precisam ser corretamente repostos para garantir preço, qualidade e eficiência, sem comprometer o fluxo de caixa.
Dessa forma, o gestor da cadeia de suprimentos efetua compras, agenda recebimento de mercadorias, lida com notas fiscais de entrada de produtos, monitora vendas e estoque, controla promoções, incentivos de demanda, fluxo de abastecimento e mix de produtos.
Como a cadeia de abastecimento possui inúmeras variáveis, processos e empresas relacionadas; erros humanos são constantes e afetam o resultado financeiro e a eficiência. Alguns pontos são vistos como gargalos no suprimento do varejo e merecem um pouco mais de atenção.
Vamos a eles:
Controle de estoque
A falta de controle de estoque é um ponto a ser considerado. Quando mal executado, atrapalha o fluxo interno e pode gerar prejuízos e reações adversas em cadeia.
Manter o controle entre o que está armazenado, produtos com pouca demanda e que estão ou irão entrar em ruptura é um pulo do gato que, muitas vezes, não pode ser alcançado com o esforço humano.
Softwares como o Pedido Perfeito, da TEVEC, são essenciais para construir históricos de pedidos que podem ser replicados sem ônus às empresas, garantindo agilidade e eficácia no processo de reposição.
Custo de transporte para a ponta
O transporte é uma das atividades logísticas que mais oneram o orçamento do varejo. Por isso, o gestor precisa planejar a rota de forma a otimizar o carregamento de mercadorias levando em consideração suas principais necessidades.
Para melhorar o fluxo de transporte, garantir a satisfação do cliente e ainda reduzir extravios e outros problemas, é recomendado utilizar de ferramentas automatizadas de controle de frotas, preferencialmente que permitam localização em tempo real, etiquetação magnética e contagem de códigos de barra.
Má utilização da tecnologia
Se, por um lado, o avanço da tecnologia traz novas oportunidades de negócios, por outro pode se tornar um gargalo nas empresas varejistas. Afinal, não adianta se ater a sistemas excelentes se eles não são utilizados da melhor forma.
Aqui, inclusive, vale lembrar que gerenciar cadeias de suprimentos manualmente é um erro crasso. Quanto maior a loja, menor a chance de que a atividade seja concluída com a precisão necessária.
O importante é contar com uma ferramenta de fácil utilização e eficiência comprovada, que dê ao gestor segurança nas informações, agilidade nos processos e controle simultâneo de múltiplos fatores.
Inteligência artificial no abastecimento de varejo
Sem auxílio da tecnologia pode ser impossível integrar rotinas e contar com pedidos perfeitos no abastecimento de varejo. Até aí, nada de novo; a pergunta que fica é: qual é, então, a tecnologia ideal para desfazer esse gargalo?
A resposta está na Inteligência Artificial.
Baseando-se no conceito de deep learning, ou aprendizado profundo, a inteligência artificial é capaz de fazer cálculos, projeções e históricos impossíveis à mente humana, dada sua complexidade. É nesse contexto que surgem softwares de previsão de demanda e abastecimento que garantem eficiência e diferencial competitivo às empresas que investem nesse tipo de solução.
A aplicação de ferramentas como o Pedido Perfeito no varejo garante revisão de demanda e sugestão de compra ideal ao abastecimento contínuo dos pontos de venda. Resumidamente, a solução da TEVEC promove quatro importantes resultados:
- aumento de faturamento;
- redução de estoque inativo;
- redução de rupturas no processo logístico;
- e diminuição de perda por validade ou ciclo de vida do produto.
Plataformas que utilizam inteligência artificial melhoram e automatizam o que é possível dentro do processo, como compras, entregas e demais fatores da cadeia logística, deixando ao ser humano as decisões estratégicas, negociações e sugestões de melhorias gerenciais.
Com uma “divisão de tarefas” dessa natureza, todo mundo sai ganhando.
Você quer eliminar os gargalos de abastecimento de varejo e ainda ter vantagem competitiva? Entre em contato com a TEVEC e entenda como nós podemos melhorar seus resultados.