Onde está o gargalo do seu abastecimento de varejo?

Para se ter um varejo é preciso dominar com excelência a cadeia de abastecimento. A gestão de estoque é crucial para a atividade, já que, sem o gerenciamento ativo, não há saúde financeira no caixa da empresa.

A gestão de estoques começa no entendimento da cadeia de suprimentos, que integra fornecedores, provedores externos e experiência do cliente em uma loja. Quanto mais eficiente for essa atividade, maior o lucro – principalmente em setores que trabalham com margens bem apertadas.

Em outras palavras, o varejista lida diariamente com representantes de indústrias e uma variedade enorme de produtos que precisam ser corretamente repostos para garantir preço, qualidade e eficiência, sem comprometer o fluxo de caixa.

Dessa forma, o gestor da cadeia de suprimentos efetua compras, agenda recebimento de mercadorias, lida com notas fiscais de entrada de produtos, monitora vendas e estoque, controla promoções, incentivos de demanda, fluxo de abastecimento e mix de produtos.

Como a cadeia de abastecimento possui inúmeras variáveis, processos e empresas relacionadas; erros humanos são constantes e afetam o resultado financeiro e a eficiência. Alguns pontos são vistos como gargalos no suprimento do varejo e merecem um pouco mais de atenção.

Vamos a eles:

Controle de estoque

A falta de controle de estoque é um ponto a ser considerado. Quando mal executado, atrapalha o fluxo interno e pode gerar prejuízos e reações adversas em cadeia.

Manter o controle entre o que está armazenado, produtos com pouca demanda e que estão ou irão entrar em ruptura é um pulo do gato que, muitas vezes, não pode ser alcançado com o esforço humano.

Softwares como o Pedido Perfeito, da TEVEC, são essenciais para construir históricos de pedidos que podem ser replicados sem ônus às empresas, garantindo agilidade e eficácia no processo de reposição.

Custo de transporte para a ponta

O transporte é uma das atividades logísticas que mais oneram o orçamento do varejo. Por isso, o gestor precisa planejar a rota de forma a otimizar o carregamento de mercadorias levando em consideração suas principais necessidades.

Para melhorar o fluxo de transporte, garantir a satisfação do cliente e ainda reduzir extravios e outros problemas, é recomendado utilizar de ferramentas automatizadas de controle de frotas, preferencialmente que permitam localização em tempo real, etiquetação magnética e contagem de códigos de barra.

Má utilização da tecnologia

Se, por um lado, o avanço da tecnologia traz novas oportunidades de negócios, por outro pode se tornar um gargalo nas empresas varejistas. Afinal, não adianta se ater a sistemas excelentes se eles não são utilizados da melhor forma.

Aqui, inclusive, vale lembrar que gerenciar cadeias de suprimentos manualmente é um erro crasso. Quanto maior a loja, menor a chance de que a atividade seja concluída com a precisão necessária.

O importante é contar com uma ferramenta de fácil utilização e eficiência comprovada, que dê ao gestor segurança nas informações, agilidade nos processos e controle simultâneo de múltiplos fatores.

Inteligência artificial no abastecimento de varejo

Sem auxílio da tecnologia pode ser impossível integrar rotinas e contar com pedidos perfeitos no abastecimento de varejo. Até aí, nada de novo; a pergunta que fica é: qual é, então, a tecnologia ideal para desfazer esse gargalo?

A resposta está na Inteligência Artificial.

Baseando-se no conceito de deep learning, ou aprendizado profundo, a inteligência artificial é capaz de fazer cálculos, projeções e históricos impossíveis à mente humana, dada sua complexidade. É nesse contexto que surgem softwares de previsão de demanda e abastecimento que garantem eficiência e diferencial competitivo às empresas que investem nesse tipo de solução.

A aplicação de ferramentas como o Pedido Perfeito no varejo garante revisão de demanda e sugestão de compra ideal ao abastecimento contínuo dos pontos de venda. Resumidamente, a solução da TEVEC promove quatro importantes resultados:

  • aumento de faturamento;
  • redução de estoque inativo;
  • redução de rupturas no processo logístico;
  • e diminuição de perda por validade ou ciclo de vida do produto.

Plataformas que utilizam inteligência artificial melhoram e automatizam o que é possível dentro do processo, como compras, entregas e demais fatores da cadeia logística, deixando ao ser humano as decisões estratégicas, negociações e sugestões de melhorias gerenciais.

Com uma “divisão de tarefas” dessa natureza, todo mundo sai ganhando.

Você quer eliminar os gargalos de abastecimento de varejo e ainda ter vantagem competitiva? Entre em contato com a TEVEC e entenda como nós podemos melhorar seus resultados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.