Por que investir em um software de gestão de cadeia logística

Até pouco tempo atrás, a gestão da cadeia logística era vista como algo exclusivo de grandes organizações. Mas, à medida que a competitividade aumenta, médias e pequenas empresas também compreendem que é preciso inovar.

Não se trata apenas de digitalizar processos, mas de tornar sua operação mais ágil, eficiente e econômica sem afetar negativamente a experiência do consumidor. Afinal, o objetivo é manter esse consumidor sempre próximo e pronto para a recompra.

Nesse sentido, a melhor maneira de tornar uma cadeia de suprimentos mais eficiente é investir em soluções capazes de orientar suas decisões com base em dados, como é o caso de um software de gestão de cadeia logística.

Continue a leitura e saiba por que esse é o próximo investimento que você deve fazer!

Melhorar o planejamento de demandas

Mais estoque ou menos estoque? Essa é uma das perguntas que não saem da cabeça de quem lida diretamente com logística e cadeia de suprimentos.

O excesso de estoque pode levar à perda de produtos por prazos de validade vencidos, o que afeta o financeiro da organização. Por outro lado, a ruptura de estoque pode impactar nas vendas, impedindo a entrada de novos recursos.

É por esse motivo que o planejamento de demandas se tornou um dos pilares da gestão logística estratégica.

Quem consegue prever as demandas com maior acuracidade obtém maior equilíbrio financeiro, eliminando riscos importantes ao negócio.

Com um software de gestão logística como o da Tevec, é possível reduzir a ruptura de estoque a níveis mínimos e evitar perdas por prazos vencidos ou produtos parados. Para tanto, são usados dados de histórico de vendas, bem como previsões de demandas futuras com base no comportamento dos consumidores.

Assim, é possível dimensionar com maior precisão a quantidade ideal (perfect order) de produtos necessários tanto para momentos sem muitas oscilações quanto para períodos em que há um comportamento “anormal” dos consumidores, como vimos recentemente durante a pandemia de Covid-19, por exemplo.

Esse método de previsão de demandas permite otimizar recursos, reduzir custos e potencializar os ganhos da empresa ao mesmo tempo em que contribui para uma experiência de compra única para o consumidor final.

Aumentar as vendas

Tendo maior controle sobre as demandas, sua empresa também pode alavancar as vendas.

Com um software de gestão logística como o da Tevec, você pode fazer simulações de campanhas de marketing e oscilação de preços, obtendo dados precisos sobre como abastecer seus estoques para que não faltem nem sobrem produtos promocionados.

Essa previsão só é possível pela aplicação de tecnologias como o deep learning, que usa redes neurais profundas para compreender padrões e extrair deles poderosos insights sobre como otimizar a cadeia logística para extrair maior valor dela.

O método utilizado pela Tevec tem dois estágios para prever as vendas no nível do SKU. No primeiro, são usados dados variáveis, como preço e promoção. Num segundo momento, são simulados períodos diferentes de previsão, visando compreender como as vendas se comportariam em cada cenário. 

Desse modo, sua empresa se torna capaz de antever os impactos de determinada decisão, como o aumento ou redução de preços, por exemplo, tomando decisões mais precisas com relação aos negócios.

Com isso, é possível enfrentar a concorrência com maior assertividade, analisando o retorno sobre o investimento em campanhas específicas e expandindo as vendas de maneira programada, inteligente e eficaz.

Reduzir as perdas

De acordo com dados da Abrappe – Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, o índice de perda médio em 2019 foi de 1,38% sobre o faturamento líquido das empresas varejistas, o que corresponde a 21,46 bilhões de reais.

O relatório informa que as empresas do segmento investiram em maior estoque e as vendas não se concretizaram, resultando em quebra operacional ou necessidade de redução da margem de lucro para liquidar produtos parados.

Entre os principais motivos de perdas elencados, estão as quebras operacionais (36%), furto externo (20%) e erros de inventário (13%).

Excetuando-se o furto externo, que é questão de segurança, as quebras operacionais e erros de inventário podem ser facilmente reduzidos e até eliminados com um bom software de gestão de cadeia logística. Ou seja, 49% das perdas poderiam ser evitadas investindo-se em tecnologia de ponta.

O problema que levou a esse número elevado de perdas também poderia ser minimizado com a adoção de tecnologias para cadeias logísticas. O excesso de estoque não é necessário, desde que haja a capacidade de prever as demandas com acuracidade, o que o software da Tevec propõe.

Otimizar o processo logístico

A gestão da cadeia logística envolve muito mais do que apenas movimentar um produto de um lugar para outro. Ela visa garantir que os produtos estejam sempre disponíveis ao consumidor final no menor tempo possível, preservando a saúde financeira da empresa.

Nesse sentido, a otimização do processo logístico não só garante a satisfação do cliente final, que sempre encontra o produto que procura no momento exato de sua necessidade, mas também contribui para a lucratividade do negócio.

Com um estoque sempre abastecido na medida certa, sua empresa reduz os custos de infraestrutura de armazéns, diminui os desperdícios por prazos de validade vencidos e melhora a capacidade de gestão de altos volumes de mercadoria.

Mas essa otimização só é possível a partir do investimento em tecnologias que possibilitem ter maior entendimento e controle sobre suas movimentações de mercadorias. Ou seja, a adoção de softwares de gestão de cadeia logística se faz necessária para obter esses resultados no curto, médio e longo prazos.

Reduzir o tempo de resposta a eventos imprevistos

O comportamento dos consumidores é cada vez mais dinâmico e imprevisível para quem não faz análise de dados.

Uma campanha de marketing bem elaborada pode alavancar as vendas de um determinado produto rapidamente. E, se a sua empresa não estiver preparada para atender à demanda dos consumidores, poderá sofrer com a perda de clientes e de faturamento.

Eventos imprevistos, como a pandemia de coronavírus, também afetam o comportamento do consumidor e exigem respostas rápidas das organizações. Como exemplo, podemos citar o aumento no consumo de itens de decoração, cosméticos e alimentos e bebidas, por exemplo.

Quando um comerciante não está preparado para esse tipo de pico de vendas inesperado, o caminho mais natural é realizar pedidos às pressas aos fornecedores, visando atender à demanda.

Pedidos emergenciais costumam reduzir a capacidade de negociação de preços e até o transporte acaba se tornando mais caro, devido à falta de planejamento.

Mas, quando você tem um software de gestão de cadeia logística capaz de simular cenários no curto prazo, considerando dois ou três dias, sua capacidade de tomada de decisão se torna mais precisa e os efeitos negativos de um aumento inesperado da demanda são minimizados.

Melhorar a visibilidade em toda a cadeia logística

À medida que o seu negócio cresce, a gestão da cadeia logística se torna mais complexa e a necessidade de informações sobre todas as movimentações é crucial para o sucesso do negócio.

Nesse sentido, ao investir em um software de gestão de cadeia logística, é possível rastrear a movimentação de produtos, dar informações em tempo real sobre o status do pedido e ainda ter dados precisos sobre os níveis de estoque de filiais e parceiros comerciais, por exemplo.

De posse dessas informações, sua empresa pode analisar seus próprios níveis de estoque, programar entregas e assim fortalecer a cadeia de suprimentos.

Reduzir custos operacionais

Segundo estudo da Front, 84% das empresas pretendem automatizar suas cadeias de suprimentos. E não é para menos, já que a automação traz maior agilidade aos processos e à tomada de decisão.

Mas, um dos principais motivos pelos quais a transformação digital na logística se faz necessária é a redução de custos operacionais, já que os custos logísticos consomem cerca de 12,37% do faturamento das empresas.

Como um software de gestão de cadeia logística pode contribuir com esse objetivo?

Primeiramente, exigindo menos pessoas no processo de planejar e controlar a cadeia logística, uma vez que o software automatiza boa parte dos processos, conferindo maior fluidez e eficácia a eles.

Em segundo lugar, tecnologias como a empregada pela Tevec utilizam aprendizagem de máquina para coletar, processar e analisar grandes volumes de dados, extraindo informações precisas que levam a melhores decisões de negócios.

Portanto, nenhum investimento ou gasto é feito sem que você saiba exatamente qual será o impacto dele.

Melhorar a execução logística

Um dos fatores de sucesso para um negócio é a execução logística. O nível de qualidade e eficiência dessa cadeia determina questões como capacidade de entrega, velocidade dessas entregas e, claro a competitividade de mercado.

Nesse sentido, ao integrar soluções de WMS, ERPs, CRMs, entre outras, é possível enviar as informações referentes aos pedidos de clientes, tais como quantidades de cada produto, e realizar a separação e envio em menor tempo.

O software de gestão de cadeia logística é alimentado e alimenta as demais ferramentas com dados e informações estratégicos, levando a uma compreensão maior sobre seus processos internos de vendas e distribuição de mercadorias.

Maximizar o valor dos clientes

Ter uma cadeia logística mais ágil e eficiente também se reflete na satisfação dos clientes finais. E isso só tem a contribuir para os resultados do seu negócio.

Clientes satisfeitos são mais propensos à recompra e à fidelização, contribuindo para o fortalecimento da cadeia econômica que se desenha com o processo logístico e de compra e venda.

Consumidores comprando mais levam os comércios em geral a comprarem mais de seus fornecedores e assim sucessivamente, gerando mais valor.

No entanto, é fundamental garantir que haja produtos para serem consumidos na ponta, portanto, mais uma vez, a tecnologia entra como o principal ingrediente dessa relação: prevendo demandas, simulando cenários e mantendo o mercado devidamente abastecido com base em dados concretos.

Tomar decisões mais assertivas

Como é de se imaginar, o investimento em um software de gestão de cadeia logística traz maior capacidade de decisão para qualquer organização, uma vez que ele se transforma em uma valiosa fonte de dados.

À medida que recebe informações de vendas, o software é capaz de prever demandas futuras e assim direcionar suas compras de maneira mais eficaz, o que maximiza o uso do seu orçamento.

Prevendo demandas com maior antecedência, sua capacidade de negociação com fornecedores é maior e as condições de pagamento também são facilitadas, o que contribui para o seu planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo.

A observação de quais produtos têm maior e menor saída, por exemplo, pode orientar novas estratégias de marketing, agora mais assertivas, tendo-se em vista a simulação de cenários futuros.

Decisões de última hora, tomadas em resposta a mudanças bruscas do mercado, também são favorecidas, já que você pode realizar simulações de demandas em um curto espaço de tempo, como dois ou três dias.

Como dissemos anteriormente, investir em um software de cadeia logística é mais do que digitalizar processos. É tomar decisões estratégicas com base em dados, potencializando os resultados da sua empresa.

Quer saber o que mais um software de gestão de cadeia logística pode fazer? Entre em contato com a gente!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.