
Insights de marketing que podem vir da sua gestão de estoque
Insights de marketing que podem vir da sua gestão de estoque
A conquista de uma gestão de estoque eficiente pode não somente reduzir a oscilação entre excessos e faltas de produtos no ponto de venda, mas, também, gerar reflexos em todo o negócio, permitindo que os indicadores promovam insights em todas as áreas da organização. O marketing é apenas um deles.
Mas o que estoque tem a ver com marketing? Em uma empresa de varejo, essas duas áreas andam juntas, já que ambas impactam enormemente no alcance de resultados positivos para o negócio. Em linhas gerais, a correlação entre elas pode gerar melhores oportunidades de vendas.
Estoque e marketing: qual a relação entre eles?
Vamos partir do princípio básico de que o ponto de venda é a parte mais atrativa do marketing. Nessa premissa, o estoque deve estar impecável, certo? Isso porque além de controlar a rotatividade das mercadorias, é fundamental definir estratégias de vendas, otimização de transporte, armazenamento e publicidade, entre outras.
Em geral, a finalidade do marketing é justamente criar valor para os públicos de interesse, sejam eles consumidores, fabricantes, prestadores de serviços ou potenciais parceiros.
Ou seja, não basta apenas contar a entrada e saída de produtos: é preciso utilizar as informações da gestão de estoques para pensar campanhas assertivas de marketing. São elas, afinal, que vão ajudar o negócio a gerar lucro e ter visibilidade.
Aliado a isso, o gerenciamento de estoque tem uma relação direta com o retorno financeiro do negócio, tanto do ponto de vista de quem produto, quanto de quem revende. Uma administração eficiente é fundamental para o desempenho da empresa.
Veja alguns insights de marketing que podem vir da sua gestão de estoques:
ROI de produtos
ROI, ou retorno sobre investimento, é uma métrica utilizada para medir se a empresa fatura o suficiente para cobrir seus investimentos. Por meio desse indicador é possível saber se o negócio está ganhando ou perdendo dinheiro, além conseguir viabilizar isso em números.
A ideia é acompanhar de perto o que entra e sai do estoque, a fim de equilibrar os saldos, de forma a pensar ações de marketing e vendas antes que a empresa seja surpreendida com excesso ou falta de produto.
Os resultados obtidos pelo ROI servem para identificar o prazo do retorno financeiro de algumas iniciativas, auxiliando, inclusive, no planejamento e nas escolhas que envolvem a gestão de abastecimento.
Posicionamento das melhores marcas
Quando o controle de estoque é bem dimensionado, é possível posicionar melhor as marcas a partir da curva ABC – que representa os três pilares fundamentais da cadeia de suprimentos: giro, faturamento e lucratividade. As marcas contidas no seu estoque podem ser classificadas da seguinte maneira:
Itens A – Produtos de maior importância e valor para clientes e varejo;
Itens B – Mercadorias de valor médio para consumidores e empresa;
Itens C – São menos valiosos para o seu negócio e podem ser excluídos do portfólio a qualquer momento.
Com base nessas informações, o marketing irá posicionar as marcas no PDV de acordo com suas saídas e aceitação pelo cliente. Assim, produtos com maior valor agregado ocupam uma posição diferenciada nas gôndolas e prateleiras ou no e-commerce.
Contratação de influenciadores
Com a gestão de estoque é possível dimensionar produtos com mais ou menos apelo público, além de obter em tempo real uma avaliação do giro de mercadorias e como anda o lançamento de novos produtos.
Dependendo do objetivo do negócio e da estratégia de marketing utilizada é viável contratar influenciadores para reforçar as vendas.
Como isso funciona?
Influenciadores digitais contam com grande visibilidade e influência nas redes sociais. Geralmente, têm um nicho segmentado, voltado para área em que atuam, como moda, beleza ou culinária.
Através de seus canais de comunicação, os influenciadores utilizam uma linguagem bem próxima e adequada ao público, fazendo publicidades que dão resultado.
A parceria com influenciadores pode vir tanto como ideia do marketing das lojas quanto da indústria, ou seja, das empresas que fabricam os produtos a serem vendidos. O importante é lembrar de manter o estoque dos promocionais em dia; não há nada pior para a experiência de consumo do que ser influenciado a desejar algo que já acabou no ponto de venda.
Experiência de compra em PDV
Por falar nisso, outras estratégias do marketing pelo viés dos estoques está relacionada à experiência de compra do consumidor.
Com base no histórico logístico é possível fazer uma operação diferenciada e assertiva na comunicação, estabelecendo fatores como exposição adequada e precificação para que o cliente sinta a necessidade de compra do produto em questão.
Como obter informações de estoque para melhorar a estratégia de marketing
Para obter dados confiáveis do estoque com objetivo de tomar decisões assertivas para o negócio, o recomendado é escolher um software que facilite todas as análises de dados.
Uma plataforma inteligente, como sugere a TEVEC, gera dinamismo e confiança, além de diminuir a taxa de desperdício dos itens parados. Isso porque o sistema analisa inúmeras variáveis na realização de pedidos, como histórico de quantidades, preferências do cliente, concorrência, custo e preço, entre outros.
A automatização da gestão de estoques estabelece padrões entre todas as interfaces, o que facilita ao gestor propor insights de marketing que conduzam a melhores resultados.
O Pedido Perfeito da TEVEC é um sistema de controle de estoque intuitivo e voltado para tomadas de decisão, que cruza variáveis a nível granular para permitir compreensão e gerenciamento dos padrões de comportamento e demanda de cada produto e ponto de venda.
Quer saber como o nosso software pode te ajudar a ter insights de marketing e ajudar nas vendas da sua empresa? Entre em contato com a TEVEC e converse com nossos consultores.