
Importância da análise constante do estoque
Importância da análise constante do estoque
Para a boa gestão varejista em sua completude, todos os setores envolvidos no processo de compra e venda precisam estar em sincronia. Nesse contexto, o estoque estabelece sua prioridade, já que, praticamente, tudo em uma organização gira a seu redor.
É por isso que a gestão do estoque deve ser precisa e criteriosa.
Boa parte dos empreendimentos comerciais têm como finalidade construir um estoque que supra a demanda e não tenha itens parados no médio prazo. Quando bem gerenciado, o estoque gera vantagens competitivas e se torna uma ferramenta poderosa para a melhoria do serviço ao cliente.
A análise constante do estoque ainda permite aos gestores do setor controlar custos, gerenciar preços de vendas, implementar promoções, otimizar tempo de entrega, realizar campanhas de marketing e firmar acordos mais interessantes com seus fornecedores.
Qual o período ideal para analisar o estoque?
A resposta a essa pergunta vai depender do porte da empresa e de seu fluxo de demandas por parte dos consumidores de seus produtos.
Por exemplo: se determinado produto tem histórico de alta demanda em um mês específico, seu pedido deve ser feito a tempo de garantir a oferta, e não no mês em questão. Parece óbvio, certo? Mas, caso esse histórico não seja contemplado nas análises, há chances de que o pedido seja impreciso – e falte, ou sobre, produtos nos galpões de armazenagem.
A análise constante do estoque serve, principalmente, para detectar as áreas com melhor e pior desempenho no PDV, propiciando aos gestores informações para medidas corretivas, mudanças na estratégia de venda e negociação com fornecedor, entre outras tomadas de decisão.
Veja outras possibilidades que podem surgir a partir da análise criteriosa desse setor:
Campanhas de marketing otimizada
Com base nas análises de estoque é possível gerar insights sobre o aumento das vendas, permitindo que o marketing proponha ações para melhorar o desempenho das mercadorias.
O impacto da disposição de produtos no ponto de venda também depende bastante da análise de estoques – bem como potenciais atividades promocionais que proporcionam elevação ou encerramento de uma campanha.
Distribuição em eventos sazonais
Gerir a cadeia de abastecimento continuamente potencializa as vendas em momentos característicos no calendário do varejo, como Natal, dia das mães, dia dos namorados e Black Friday, por exemplo.
O acompanhamento de vendas permite ao estabelecimento fazer análises comparativas entre os eventos, possibilitando reforçar ou diminuir determinados pedidos, além de negociar com fornecedores preços mais competitivos e parcerias em campanhas promocionais.
Como ter acesso às informações do estoque
Para garantir melhor performance, o gestor precisa ter acesso rápido e constante às informações e percepções do desempenho de cada produto. Só assim ele poderá implementar ações comerciais, de marketing, distribuição ou de relacionamento com os clientes de forma eficiente.
O uso de softwares na automação de processos é a melhor maneira de conseguir esse pacote de objetivos. Um bom sistema entrega resultados precisos através da previsão de demanda, cujo cálculo seria impossível com o uso de ferramentas tradicionais.
Graças à inteligência artificial, os sistemas mais modernos podem controlar a cadeia de suprimentos com o máximo de eficácia possível. É por isso que, aqui na TEVEC, utilizamos esse recurso tecnológico para ofertar nosso software de pedido perfeito.
A aplicação fornecida pela TEVEC possibilita a previsão de demanda de compra e venda a partir de inventários delimitados com precisão, possibilitando aos gestores de suprimentos a assertiva tomada de decisão.
Em outras palavras, a IA, quando aplicada à cadeia logística, faz uma varredura de números e dados para que os responsáveis possam customizar sua análise de estoque sem achismo.
A importância do pedido perfeito
A TEVEC desenvolveu uma aplicação para o varejo, denominada Pedido Perfeito, que realiza análise constante do estoque, revisando demandas e sugestões de compra ideal para o reabastecimento dos pontos de venda.
De forma abrangente, a solução da TEVEC promove quatro grandes resultados:
- Aumento de faturamento;
- Redução do estoque inativo;
- Diminuição de rupturas no processo logístico;
- Redução de perda por validade ou ciclo de vida do produto.
Com o sistema do pedido perfeito os gestores têm números bem embasados para uma análise mais criteriosa – ponto importante nas negociações, compras e outras oportunidades de negócio.
Se você quer melhorar a gestão do seu estoque e capacitar sua equipe para essa solução, entre em contato com a TEVEC e converse com nossos consultores. A inteligência artificial, aplicada à análise constante do estoque, pode melhorar consideravelmente a logística da sua organização.