
IA pode aumentar em até 40% a produtividade no trabalho
A pandemia causada pela Covid-19 acelerou o avanço da tecnologia de IA no mundo todo. Os países mais desenvolvidos têm lutado para garantir sua força econômica em tempos de crise e as grandes corporações se reinventam na corrida da alta produtividade.
Países como Suécia, Estados Unidos e Japão lideram o ranking com um futuro promissor em relação à produtividade, pois ao longo do tempo tem feito investimentos consistentes em tecnologias como a Inteligência Artificial, que tem se mostrado cada vez mais promissora.
Exemplos como do indiano Tejpreet Chopra, deixam claro que o futuro com a IA é animador e promissor. Neste artigo vamos entender melhor como investir em Inteligência Artificial pode garantir um futuro de mais produtividade no trabalho. Confira!
Países que investem em IA
A Inteligência Artificial já é uma realidade em muitos países, mas ela ainda tem muito a contribuir com o desenvolvimento tecnológico para o aumento da produtividade em muitos países.
É o que mostrou a pesquisa realizada pela agência de pesquisa alemã Statista, que aponta mais de U$ 126 bilhões em projeções de venda para o setor de IA até 2025. China e Singapura são os países que terão mais impactos em seu PIB decorrentes dos investimentos nesse setor.
Outras pesquisas, desenvolvidas pela Accenture e pela Frontier Economics, divulgaram dados promissores para países desenvolvidos que investem em tecnologia.
- A produtividade no trabalho pode aumentar em até 40% através da influência da Inteligência Artificial. A Suécia é o país com maior projeção de produtividade com 37% de aumento.
- Estados Unidos com 35% e Japão com 34% estão logo atrás também com grandes perspectivas para o investimento em tecnologia.
- Áustria, Alemanha e Reino Unido seguem o ranking com 30%, 29% e 25%, respectivamente.
Os números nos mostram que a automação através da IA não só leva à redução de custos, como também deve resultar em ganhos robustos na produtividade.
IA: produtividade e proteção
Existem exemplos práticos de como a Inteligência Artificial pode ser usada de forma criativa para solução de problemas e o consequente aumento da produtividade.
O indiano Tejpreet Singh Chopra, fundador e CEO do grupo BLP e da Industry AI, desenvolveu três tipos de Inteligência Artificial para manter seus colaboradores seguros durante a pandemia da COVID-19.
A primeira delas é através do uso de câmeras inteligentes que detectam se pessoas estão usando máscara e se estão em um distanciamento social seguro. Um algoritmo usa modelos de visão computacional escaneando cenas do espaço de trabalho.
Houve um trabalho de conscientização para que as pessoas entendessem que o objetivo não era vigiá-las, mas sim oferecer segurança para que elas pudessem trabalhar de forma eficiente mesmo em tempos de pandemia e crise.
Ao longo deste processo, o grupo BLP alcançou êxito e todos receberam e utilizaram o mecanismo a seu favor dentro do espaço de trabalho.
A segunda aplicação da IA foi nos aparelhos celulares. Aplicativos foram desenvolvidos para que os aparelhos vibrassem e tocassem quando as pessoas se aproximavam demais. Criou-se um sistema de alerta de segurança, sem a necessidade de câmeras.
A terceira aplicação foi em dispositivos vestíveis. Colares e pulseiras vibram e tocam quando o distanciamento social é quebrado.
E ainda, se algum colaborador apresenta um mínimo sinal de doença, os dispositivos são capazes de informar a alteração pela temperatura corporal, por exemplo. É possível então isolar aqueles em risco de forma rápida e o espaço de trabalho continuar seguro para os outros.
Essas tecnologias, além de aplicadas dentro do grupo BLP, já estão sendo usadas por aeroportos, hotéis, hospitais e escritórios. E podem oferecer segurança para manter o desenvolvimento da cadeia produtiva.
O futuro pós-pandêmico
Essas tecnologias alavancadas pelo uso da Inteligência Artificial podem continuar em cenários diários para além do espaço de trabalho e da pandemia.
De acordo com Chopra, as pessoas começarão a perceber o poder dos modelos de visão computacional, os modelos de rede neural e os modelos matemáticos e como eles podem oferecer segurança.
Modelos como esses, se estudados a fundo, podem prevenir um grande incêndio antes mesmo dele acontecer, ou um caminhão em excesso de velocidade ou até se uma pessoa cairá de um prédio alto.
E, dando passos mais largos, essa tecnologia pode nos levar a detectar o comportamento de consumidores em espaços fechados como shoppings.
As perspectivas são animadoras, porque o uso de câmeras inteligentes podem transformar e revolucionar o modo como a indústria da manufatura funciona e o modo como nós pensamos a segurança e a preservação da vida no mundo todo.
O futuro promete mudanças significativas e uma realidade em que a Inteligência Artificial, além de aumentar a produtividade, conforto e segurança no trabalho, pode transformar o modo como vivemos fora dele.
Como usar AI e deep learning para turbinar o seu faturamento e os seus resultados
Negociações dentro de uma cadeia logística são sempre muito complexas. A indústria quer escoar o máximo possível da sua produção para o Varejo que, por sua vez, quer comprar na medida certa para não ficar sem, mas também para não perder com produtos parados em estoque. É aí que entra a solução desenvolvida pela TEVEC.
Nosso software combina Inteligência Artificial e Machine Learning para gerar insights de recomendações de compra. Está na indústria? O software informa exatamente quanto produzir para escoar todos os seus produtos.
E se você está no Varejo, ele diz quanto a sua empresa precisa comprar do fabricante para que o seu produto não fique parado na prateleira. No fim do dia, com as soluções da TEVEC toda a cadeia logística é beneficiada.
Clientes como Danone, Nestlé, Kopenhagen, Natura, Samsung, entre outros players de médio e grande porte já validaram o nosso software e hoje contam com a TEVEC para ajudá-los a aumentar a produtividade e o faturamento em curto prazo.
Clique no link abaixo e entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para mostrar tudo o que a TEVEC tem a oferecer para o seu negócio.