Estudo do MIT mostra fragilidade das empresas para compreensão de Inteligência Artificial

O tema Inteligência Artificial não é mais novidade para empresas e profissionais de tecnologia. No entanto, tendo em vista que a certeza de seu crescimento nos próximos anos é algo incontestável, por que tantas empresas ainda tratam IA como algo tão abstrato?

A percepção que temos quando visitamos clientes e explicamos os processos de IA para otimizar a distribuição logística, prever demanda com mais eficiência e prospectar o futuro com mais segurança, é de que ainda falta muito conhecimento do mercado sobre o tema.

Chama atenção ainda o fato de que nossa percepção é ratificada por um estudo recente realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em parceria com o The Boston Consulting Group. O foco da pesquisa foi avaliar o nível de entrosamento das empresas com Inteligência Artificial.

De fato, dos cerca de 3 mil entrevistados na pesquisa, 85% disseram acreditar que a Inteligência Artificial será responsável por gerar uma enorme vantagem competitiva para as empresas. No entanto, somente uma a cada cinco empresas incorporou IA em seus processos. Mais além, apenas uma a cada 20 empresas abraçou a IA de forma extensiva em seus processos. Ainda segundo o estudo, menos de 39% das empresas ouvidas possuem uma estratégia de IA em curso. O MIT apontou ainda que as empresas com mais de 100 mil empregados têm maior probabilidade de contarem com o suporte de IA, mas somente metade das entrevistadas já investiram nesse tipo de tecnologia.

Ou seja, em suma, o tema ainda reside em uma esfera muito mais abstrata do que prática. Além disso, ainda há muita confusão em entender as diretrizes que precisam ser adotadas para desenvolver a Inteligência Artificial. Os algoritmos não nascem prontos para decifrar os desafios de cada empresa, eles se alimentam de uma infinidade de dados para construir uma análise sólida daquilo que a empresa precisa. É preciso que as empresas entendam que este é um processo contínuo e que depende de engajamento dos decisores e de um esforço de desenvolvimento.

Enquanto algumas empresas investem em talentos para a construção de uma estrutura robusta para a análise desses dados, outras ainda pecam por não possuírem expertise técnica para exploração dos dados. Em outras palavras, é como ter uma biblioteca imensa à disposição, mas não saber ler.

As perspectivas para o futuro são otimistas, mas é preciso maior engajamento das empresas em fazer uma imersão mais intensa sobre o tema e entender, de fato, como começar a aplicar a Inteligência Artificial no cerne de seus planejamentos desde já. Relatório recente elaborado pela consultoria Gartner, o qual aponta as 10 principais tendências tecnológicas para 2018, indica que a capacidade de usar a IA para aprimorar o processo de tomada de decisão nos negócios, e também para melhorar a experiência dos clientes, será um dos principais pontos para geração de lucro das empresas até 2025.

No entanto, a consultoria deixa o alerta: para que isso se concretize, será preciso que as organizações aumentem o investimento em processos e ferramentas para a construção de sistemas mais sólidos. Ainda hoje paira a ideia de que a Inteligência Artificial funciona como mágica e que é capaz de transformar a realidade de uma empresa instantaneamente. É preciso desfazer esse mito e trabalhar em cima de desenvolvimento e avanço das ferramentas de IA. Existe um amplo espaço de possibilidades, mas é preciso mais aprofundamento no tema para que as empresas usufruam ao máximo o que a IA pode proporcionar.


Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.