Elimine o excesso de estoque com o software certo

Seguir corretamente as práticas dos processos gerenciais é a melhor maneira de otimizar tempo, recurso e obter resultados expressivos. Porém, dentro de tais processos, os métodos de controle de estoque ainda são desafiadores para muitas organizações.

Há gestores que acreditam que o maior problema relacionado à logística está ligado à movimentação de produtos e mercadorias, mas o buraco pode ser mais embaixo. Não há como negar que o transporte é uma etapa na cadeia que exige atenção redobrada, já que os custos são expressivos, mas é preciso olhar com cuidado para a previsão de demanda e gestão de estoque.

Como fazer a gestão holística do suprimentos de forma eficiente? É sobre esse assunto que falaremos hoje.

Controle de estoque é o pontapé inicial da cadeia eficiente

O estoque é um dos aspectos mais estratégicos e valiosos de qualquer varejo, embora nem sempre receba a atenção que mereça. Afinal, é justamente essa etapa que engloba a maior parte dos investimentos da organização. Pensando nisso, o acúmulo de mercadorias pode prejudicar a cadeia de abastecimento, gerar desperdícios, prejuízos e, sem o controle correto, uma bola de neve de erros que pode perdurar por anos.

Se tudo isso parece óbvio ao gestor de estoques, por que ainda assim os erros ocorrem? Existem algumas razões, elencadas a seguir, que poderiam ser dirimidas a partir de um investimento certeiro em tecnologia de ponta para o controle de estoque.

Falta de comunicação colaborativa

Quando o foco da indústria é vender o máximo possível para o varejo, sem se preocupar se haverá demanda para todo o volume, ocorre o processo de superestocagem e ambos os lados, tanto varejo, quanto a indústria, sofrem perdas financeiras. Da mesma forma ocorre quando o varejo compra com foco somente na margem bruta.

Em estabelecimentos pequenos geralmente há uma comunicação mais ativa por parte do representante de vendas da indústria, que acompanha o fluxo de estoques do clientes, mas nas grandes empresas é impossível contar com esse nível de personalização. O resultado do trabalho não colaborativo resulta em rupturas ou excessos de estoque e perdas por validade.

A saída para o impasse é contar com um sistema eficaz de gestão de estoques que leve em consideração a demanda, regras logísticas e de negócio para compor a quantidade ideal de sellin da cadeia.

Não acompanhar o desempenho dos produtos

Outro problema comum nos grandes varejistas é não conseguir acompanhar o desempenho de cada produto pela dimensão do mix.

Mais uma vez, ainda que a performance de vendas seja um aspecto relevante para o controle do estoque, sem um bom software de controle muitas informações valiosas podem passar batido, resultando em um acúmulo de erros.

E por falar em software…

… é preciso saber escolher o sistema certo, focado no objetivo principal, para não tornar a aplicação da tecnologia mais um dos gargalos do seu controle de estoque. 

Vale lembrar que a adoção de automação em processos logísticos não é mais uma escolha, mas um atalho para a descoberta de novos diferenciais competitivos. A inteligência artificial aplicada a controle de estoque, como propõe a TEVEC, gera dinamismo, confiança e diminui a taxa de desperdício com itens parados. 

Além disso, o software correto analisa inúmeras variáveis que, em conjunto, torna impensável o cálculo manual dos fatores. Estamos falando não só de levar em consideração o histórico de quantidades, mas, também, preferências do cliente, concorrência, oscilação das demandas, custo e preço de venda, entre outros. 

Contar com um sistema automatizado que estabeleça padrões entre todas essas interfaces deixa o gestor mais livre para pensar em estratégias de ascensão dos negócios. 

O Pedido Perfeito, da TEVEC, é um sistema de controle de estoque intuitivo, voltado para tomadas de decisão, que cruza variáveis a nível granular para permitir compreensão e gerenciamento dos padrões de comportamento e demanda de cada produto, em cada ponto de venda. 

Através dele, o gestor recebe prontas as análises de rupturas, excesso de estoque, performance de campanhas promocionais e movimentação do sortimento.

Essa tecnologia é possível graças à aplicação de Deep Learning na inteligência artificial do sistema, que reconhece o comportamento de consumo e determina as quantidades ideais de compra e abastecimento.

Quer saber como o software pode ajudar na sua empresa? Entre em contato com TEVEC e veja como é possível eliminar o excesso de estoque e reduzir consideravelmente seus custos a partir da inovação tecnológica.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.