Como a digitalização da cadeia de suprimentos pode alavancar os negócios

A transformação digital já não é opção, mas sim obrigação para quem pretende se manter no mercado. E a digitalização da cadeia de suprimentos é um dos principais pilares dessa mudança.

Conforme o trabalho operacional vai sendo substituído por tecnologias que aceleram os processos e os tornam mais transparentes para todos os envolvidos, é possível identificar uma série de melhorias que se consolidam no crescimento do negócio.

Neste post, você vai saber quais são esses benefícios e como eles impactam na sua empresa. Continue a leitura!

Maior visibilidade

Ao digitalizar sua cadeia de suprimentos, é possível conectar diversas fontes de informação de modo que elas troquem dados e assim contribuam para uma maior visibilidade de toda a operação.

A integração entre soluções, como software de gestão de cadeia logística, WMS, ERP e CRM, entre outras, permite que todos os envolvidos compreendam cada etapa da cadeia e saibam exatamente em que ponto devem atuar para que ela não seja paralisada.

Por essa razão, a tomada de decisão se torna mais assertiva, pois é possível planejar com maior precisão cada ação tomada, desde a aquisição de produtos para abastecer o estoque até campanhas de marketing de acordo com a previsão de demandas.

Análise de cenários e tendências

Já pensou em poder planejar suas ações de vendas de modo que elas sejam um completo sucesso? Com a digitalização da cadeia de suprimentos, isso é perfeitamente possível.

A razão é que, com a adoção de tecnologias que fazem uso do aprendizado profundo de máquina ou deep learning, torna-se mais fácil simular cenários futuros ou então prever tendências em um curto período de tempo.

Por exemplo: imagine que determinado produto tem uma saída de 50 unidades diárias e que você faz seu planejamento de aquisição segundo essa informação. Mas, em dado momento, o consumo deste produto começa a ser de 75 unidades por dia. Ou seja, 50% maior.

Caso essa mudança no comportamento de consumo não seja identificada com rapidez, seu negócio corre o risco de ter uma ruptura de produto e perder vendas.

Mas, com soluções de deep learning para cadeias logísticas, você pode simular esse tipo de cenário e, além disso, monitorar esses dados de modo que possa agir de maneira proativa, evitando a perda de oportunidades de vendas.

Aceleração de processos

É fato que um dos grandes desafios das cadeias logísticas é entregar mais produtos, em menos tempo e com mais qualidade. Por isso, ter processos ágeis e eficientes é um dos principais motivos pelos quais as empresas investem na digitalização da cadeia de suprimentos.

Processos estruturados, integrados e automatizados evitam o desperdício de tempo da sua equipe, aceleram a tomada de decisão e reduzem os riscos de falhas, como no caso da aquisição de estoques em excesso, por exemplo.

Ao digitalizar sua cadeia de suprimentos, é possível manter seu sistema de controle de vendas conectado ao software de gestão de pedidos dos seus fornecedores e, quando o estoque atingir a quantidade mínima, acionar o fornecedor para que ele envie uma nova carga, por exemplo. Tudo isso sem intervenção humana.

Processos ágeis também significam maior capacidade de entrega, isto é, a possibilidade de atender a mais clientes no mesmo espaço de tempo sem perder na qualidade do atendimento.

Redução de estoques

O estoque representa uma grande quantidade de dinheiro paralisada, ao menos até que a venda aconteça. Além disso, exige uma infraestrutura adequada para o seu armazenamento, o que significa ativos imobilizados, como armazéns.

Quanto menor for o seu estoque, menor será seu comprometimento financeiro. Portanto, reduzir os estoques de maneira inteligente, sem impactar as vendas, é o melhor caminho para obter maior lucratividade no negócio.

Entretanto, se o controle desse ativo ainda é feito por meio de planilhas ou softwares que não podem ser integrados a outras soluções, o risco de informações inadequadas é muito grande.

Por esse motivo, a digitalização da cadeia de suprimentos é a melhor maneira de transformar o modo como sua empresa gerencia os estoques.

Você não terá apenas uma solução, mas várias, trabalhando de forma integrada e em tempo real para mostrar a verdadeira situação do estoque em relação às vendas e em relação à demanda, podendo tomar decisões mais precisas sobre novas compras, política de preços e ações promocionais.

Com estoques reduzidos, porém suficientes para suprir a demanda, e com informações vindas de outras fontes, como vendas, fica mais fácil potencializar os negócios, gerar maior lucratividade e assim reinvestir na sua empresa para que ela se torne ainda maior.

Como dar início a essa digitalização? Investindo em um software de gestão de cadeia logística. Conheça todos os benefícios dessa solução!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.