Desperdício no varejo cresce 7% em 2018, segundo Abrappe

Como um risco que faz parte da rotina do setor, o desperdício no varejo pode trazer graves prejuízos financeiros para qualquer operação. 

Considerando esse cenário, se o objetivo de todo varejista é vender, a atenção deve ser redobrada em relação à prevenção de perdas. Isso porque, mesmo com o otimismo impulsionado pela série de redução entre os anos de 2015 e 2017, as perdas no varejo voltaram a crescer.

Confira neste post os principais dados revelados durante o 2º Fórum Abrappe de Prevenção de Perdas, realizado em junho de 2019 no auditório da Totvs em São Paulo (SP), e também algumas dicas rápidas para prevenir perdas de estoque em sua empresa. 

A realidade do desperdício no varejo no Brasil

Segundo dados da pesquisa sobre perdas com maior participação de segmentos do varejo no Brasil, as perdas do setor tiveram aumento de 7% em 2018. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em parceria com a consultoria EY em 12 segmentos – Atacados e Atacarejos, Calçados, Construção/Lar, Drogarias, Eletro/Móveis, Esportes, Livrarias/Papelarias, Lojas de Departamento, Magazines, Moda, Perfumarias, Supermercados.

A perda média chegou a 1,38% do faturamento líquido do varejo restrito de R$ 1,55 bilhão. Em 2017, esse número era de 1,29% representando um aumento de 7% em um ano. Embora pareça pouco, a estimativa de perda é de aproximadamente R$ 21,46 bilhões.

ESTUDO DE CASO: Veja como a Etna utiliza inteligência artificial para garantir produtos em mais de 100 pontos de vendas!

Mesmo sendo um desafio para as redes varejistas, a prevenção de perdas é o melhor caminho para reverter esse cenário. De acordo com Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), esse aumento pode ser parcialmente justificado como consequência do cenário econômico do período. 

Em entrevista, Carlos Eduardo explicou que o otimismo e apetite de investimento foram maiores em 2018, fazendo com que as empresas aumentassem os estoques. Por outro lado, a expectativa de crescimento nas vendas não foi alcançada e com isso todo esse estoque se perdeu. 

Como solução para prevenção de desperdícios no varejo, a mesma pesquisa revelou que vem crescendo o uso de tecnologias ou contratação de terceiros para resolver o problema. Além de beneficiarem diferentes áreas do setor varejista, como operações, comercial e marketing, essas ferramentas representam uma inovação que vem ganhando corpo entre as empresas.

6 dicas rápidas para prevenir as perdas de estoque no varejo

O primeiro passo para prevenir as perdas de estoque no varejo é ter processos internos da operação varejista mais cuidadosos e bem estabelecidos.

  1. Acompanhe o volume de compras

Comprar mais do que deve é um impulso comum a muitas empresas do varejo, principalmente àquelas que acabaram de abrir suas portas. Mas é importante lembrar que uma parte considerável das perdas de estoque se dá pela falta de procura pelos consumidores.

Esses itens ficam por muito tempo nas gôndolas, se aproximando do fim do prazo de validade e resultando no descarte.

Assim sendo, é papel do setor de compras evitar as perdas e trabalhar a aquisição de mercadorias a partir da demanda do cliente.

  1. Inclua a prevenção de perdas nas atividades do controle de estoque

Embora seja um dos principais desafios de qualquer varejista, é o controle de estoque que garante sucesso à operação. O mesmo acontece com a prevenção de perdas, que deve acompanhar toda a movimentação de mercadorias em cada loja.

LEIA TAMBÉM: Previsibilidade de vendas: por que ela é importante para o seu negócio?

Os vencimentos, detalhes de transporte e exposição nas prateleiras são apenas algumas das atividades que precisam de atenção. Se não foram conduzidos de forma adequada podem resultar em grandes desperdícios. 

  1. Dê mais eficiência ao processo de recebimento de mercadorias

Cada item recebido no depósito da loja deve conter informações corretas e precisas para evitar problemas no controle de estoque e venda. Alguns exemplos são: prazo de validade, transporte e exposição. Fundamentais para que as melhores práticas de manuseio, conservação e venda possam ser adotadas.

  1. Se atente aos produtos que têm um vencimento próximo

Já ouviu falar no procedimento PVPS? Significa “Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai” e pode ser adotado pelos repositores de mercadorias para aumentar o controle sobre os produtos que possuem vencimento próximo.

Posicionar à frente os produtos que vencem primeiro é uma estratégia que ajuda a evitar perdas no varejo. Pense nisso.

  1. Trabalhe com indicadores de resultados para avaliar as perdas de estoque

Para prevenir a empresa de problemas como investimentos errados e perdas de estoque, outra dica é trabalhar com indicadores de resultados. Uma forma de avaliar e gerenciar todos os processos do varejista, planejar ações para combater perdas de estoque e avaliar possíveis ocorrências.

  1. Não feche os olhos para a tecnologia

Com o avanço das inovações tecnológicas, informações de softwares de todos os setores podem ser integradas e trazer segurança para a operação. Uma solução para otimizar a gestão de processos e melhorar a gestão de estoque a ponto de prevenir desperdícios.

Controle seu abastecimento e evite desperdícios com a Plataforma SeeB4

Conhecido como um dos principais pesadelos na área de gestão de estoque, o desperdício pode acontecer a qualquer momento da operação, do recebimento da mercadoria ao ponto de venda. 

Embora muitas vezes negligenciado pelos varejistas, precisa ser prevenido para evitar prejuízos maiores.

Neste post você conferiu dados atualizados sobre o desperdício no varejo no Brasil e também algumas dicas para evitar esse transtorno. Esperamos que seja útil para ajudar sua empresa varejista a otimizar ainda mais seus processos e alavancar suas vendas. 

Compartilhe o link com a sua equipe para que possam pensar juntos em como melhorar a operação para sair na frente.  E conte com a ajuda da Plataforma  SeeB4 para prevenir as perdas de estoque e evitar o desperdício na sua empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.