Cadeia de suprimentos: 4 desafios que você precisa conhecer e vencer

O gerenciamento da cadeia de suprimentos tem se revelado um dos grandes desafios das empresas. Entregar o produto certo, na quantidade certa e com o preço mais competitivo possível é uma tríade difícil de atingir. Porém, não é impossível.

Embora os desafios sejam muitos, as soluções também são cada vez mais variadas e focadas em resolver aquilo que percebemos como o mais vital para o sucesso de uma cadeia logística.

Por esse motivo, listamos a seguir os 4 maiores desafios que você precisa conhecer na sua cadeia de suprimentos e como resolvê-los. Continue a leitura!

1. Aumento dos custos

Os custos logísticos representam cerca de 12% do PIB brasileiro, com destaque para o setor de transportes, que ainda depende das rodovias para escoar a maior parte dos produtos.

Contudo, existem outras questões que também tornam os custos logísticos elevados, como o excesso ou falta de estoque, a perda de produtos por prazos de validade vencidos e a má gestão desses estoques.

Nesse sentido, é essencial ter mecanismos que deem mais visibilidade à cadeia logística e, com isso, permitam identificar pontos de melhoria, como otimização de processos e redução de perdas.

Através de uma gestão mais transparente e detalhada, é possível encontrar as raízes dos problemas que levam ao aumento dos custos na logística e assim eliminá-los.

2. Previsibilidade de demandas

Quem nunca ficou com um estoque encalhado ou viu as vendas pararem por falta de produtos em estoque? Essas duas situações são bastante comuns em organizações que não têm uma boa previsibilidade de demandas.

Sem uma análise de dados pormenorizada, o reabastecimento é feito com base nos pedidos anteriores ou então sem considerar situações específicas, como sazonalidades ou oscilações atípicas no consumo.

O resultado é sempre uma perda. Se há produtos encalhados, para fazê-los sair é preciso reduzir as margens da empresa, realizar promoções e investir em divulgação. Ou seja, uma nova saída de dinheiro para contornar um problema de mau dimensionamento do estoque.

Por outro lado, ao manter estoques mínimos sem saber ao certo qual é a vazão deles, pode acarretar em perda de receita por falta de produtos para vender. E isso, além de gerar uma perda financeira para a organização, também afeta a experiência do consumidor, que vai buscar o produto em outro local.

3. Qualidade e variedade

Estamos na Era da personalização. Não basta ter um produto qualquer na prateleira. É preciso ter o produto que o consumidor quer, na cor que ele deseja, no tamanho que ele prefere, fabricado dentro dos padrões que ele valoriza.

E, como cada consumidor é um indivíduo único, é necessário ofertar qualidade e variedade em produtos. Isso implica em ter quantidades exatas de cada variedade de produto, visando atender a grupos cada vez mais segmentados de clientes. O que afeta drasticamente sua cadeia de suprimentos.

Ofertar aquilo que atrai seus consumidores exige contratar vários fornecedores, gerenciar inúmeros pedidos, monitorar as vendas para determinar novas compras de insumos, controlar os prazos de entrega para que não faltem produtos nas gôndolas e por aí vai.

Essa dinâmica costuma resultar na necessidade de muitas contratações e pessoas especializadas em cada etapa da cadeia logística, a fim de evitar rupturas que afetem não só a experiência do cliente, mas também a lucratividade da empresa.

No entanto, equipes inchadas se refletem no aumento dos custos de pessoal, o que impacta nos seus custos logísticos.

4. Dinâmica mercadológica

Compreender a dinâmica do mercado e dar respostas rápidas é um dos maiores desafios na gestão da cadeia de suprimentos. E hoje não falamos apenas de aspectos econômicos, mas também de mudanças comportamentais que se operam em questão de dias.

A entrada de um produto concorrente no mercado pode fazer suas vendas caírem vertiginosamente em dias, afetando sua previsão de receita e impactando na saúde financeira do seu negócio.

Questões sanitárias, como a pandemia de Covid-19, também levam os consumidores a mudarem seus hábitos, o que resulta no aumento do consumo de determinados itens, como os de higiene, e na redução do consumo de outros, como comidas por delivery.

Responder rapidamente a essas situações é fundamental para que o seu negócio prospere, mantendo sua cadeia sempre abastecida e pronta para entregar o melhor produto, no menor tempo e com a maior qualidade.

Como vencer esses desafios?

Até aqui, você conferiu os maiores desafios que uma empresa possui na cadeia de suprimentos e certamente está se perguntando como superá-los. Pois bem, a resposta é simples: inteligência.

Não estamos falando em contratar os melhores cientistas do mundo, mas de investir em tecnologias que facilitem a vida da sua equipe. Estamos falando de aprendizado profundo de máquina, mais conhecido por deep learning.

Essa tecnologia é capaz de detectar padrões de consumo a partir dos seus relatórios de vendas e dimensionar de forma precisa a quantidade de produtos a serem estocados para atender à demanda dos seus clientes.

Também simula cenários diversos, como campanhas de marketing e preços para que você saiba exatamente a quantidade de produtos que deve ter para que suas ações sejam um sucesso.

Além disso, traz dicas para melhorar sua gestão com base em dados, eliminando os riscos que apresentamos neste post e potencializando seus ganhos.

Gostou da ideia? Então conheça outros motivos para investir em um software de gestão de cadeia logística!

 

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