
Como a tecnologia 5G vai acelerar a transformação digital no país
A inserção da tecnologia na vida pessoal e profissional já vem acontecendo desde o início do século XXI. Celulares com rápida transmissão de vídeo e assistentes inteligentes, como a Alexa da Amazon, já fazem parte da vida de muitos brasileiros.
Muitos softwares estão cada vez mais afinados para captação e análise de dados, a fim de facilitar a tomada de decisões assertivas e previsões eficazes por parte dos empreendimentos.
Big Data e a Internet das coisas associados à tecnologia do 5G já são realidades em países como Japão e Coreia do Sul. No Brasil ainda temos um longo caminho a percorrer, mas precisamos nos preparar.
Neste artigo você verá como o 5G vai acelerar a transformação digital no país, quais suas principais características e benefícios e como podemos nos preparar para aproveitar ao máximo a revolução que a quinta geração promete fazer em âmbito global.
Breve histórico da Internet Móvel
Antes de entendermos mais sobre o modo como o 5G funciona e quais suas principais pretensões e benefícios, vamos fazer uma linha do tempo da internet móvel para contextualizar a criação do 5G.
Apesar de não ser uma extensão linear das outras quatro gerações anteriores, podemos compará-la a partir de alguns aspectos específicos:
- 1982 — Na primeira geração (1G) os celulares foram desenvolvidos para conexão por voz. A velocidade de transmissão era de 2.4 Kbps;
- 1992 — Na segunda geração (2G) o foco de comunicação móvel era o texto. A velocidade de transmissão era de 64 kbps;
- 2001 — Na terceira geração (3G) a comunicação móvel se solidificou através da internet. A velocidade de transmissão era de 2000 kbps;
- 2012 — Na quarta geração (4G) a prioridade é de transmissão por vídeo. A velocidade já pulou para 10000 kbps;
- 2020 — Na quinta geração (5G) a comunicação móvel é através da Internet das coisas (IoT) e a velocidade prevista é de 1Gbs;
Diferentemente das 4 primeiras gerações, que previam uma comunicação melhor entre pessoas, o 5G tem como foco a comunicação entre objetos. Isso só será possível a partir da Internet das coisas (IoT), tecnologia considerada como um novo paradigma da telecomunicação.
Especificações e principais características
O 5G possui certas especificações que caracterizam seu modo de operar e o colocam de forma revolucionária no processo de transformação digital do século XXI.
Listamos 8 delas:
- Alcançar quase 100% de disponibilidade;
- Alcançar também uma cobertura 100%. Mas já se sabe pode demorar por volta de 10 anos para chegar a esse objetivo;
- Um dos principais focos do 5G é reduzir o consumo de energia da rede;
- Outro importante foco da quinta geração é oferecer vida útil de 10 anos de bateria para dispositivos. Eles não terão acesso direto à energia, pois estarão conectados ao 5G;
- Mais de 100 dispositivos conectados por metro quadrado, o que permitirá um número muito grande de dispositivos conectados num pequeno espaço com boa qualidade de rede;
- A Banda larga oferecida será de mil vezes mais rápida que a do 4G em um metro quadrado;
- Haverá um período de latência de um milissegundo;
- Pretende-se oferecer uma taxa de dados de 10 a 100 vezes melhor que o 4G;
Principais Contribuições
O 5G será um grande catalisador da transformação digital, já tem permitido uma grande aceleração em seu desenvolvimento e revolucionará relações pessoais e profissionais.
Tudo o que você faz com o Smartphone poderá ser feito mais rápido e melhor. A comunicação poderá ocorrer através de dispositivos de realidade virtual e aumentada pela transmissão de mídia.
Muitos mais dispositivos poderão usufruir das redes, gerando muitos dados rapidamente e levando melhorias para todos os âmbitos da vida: doméstico, saúde, educação, turismo, nas relações de trabalho, no agronegócio, na indústria e no varejo.
Tudo estará entrelaçado por conexões mais estáveis, de ampla cobertura e qualidade. A velocidade alta e a latência (tempo de espera da resposta desde sua solicitação) mínima possibilitarão a comunicação em tempo real e um volume muito maior de tráfego na rede.
No campo da indústria, por exemplo, a Internet das coisas permite que equipamentos estejam interconectados e sejam operados remotamente de forma segura. Uma rede wi-fi não consegue realizar tudo isso, o que torna o 5G muito atraente para a realidade industrial.
A tecnologia industrial baseada em sistemas fechados, dedicados e, por isso, dispendiosos se tornará obsoleta e será substituída por máquinas conectadas, controladas e supervisionadas à distância em tempo real.
A comunicação passa a ser por dados bidimensionais, sem necessidade de redes por fio.
Os benefícios virão na flexibilidade de adaptação dos ciclos de produção às transformações da demanda. As séries de produção poderão ser mais curtas, oferecendo mais personalização e customização.
Além de uma produção mais acelerada, será possível também manter de melhor forma o seu controle de qualidade.
Juntas as tecnologias de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e o 5G poderão trabalhar de forma eficaz na manutenção preditiva, coletando dados constantemente que antecipam problemas nas linhas de produção.
Ainda há muito o que fazer!
O futuro parece promissor com a implementação do 5G. Principalmente para a realidade da indústria 4.0. Porém, o Brasil ainda tem muito o que descobrir e tem um longo caminho para trilhar.
A Coreia do Sul já conta com a tecnologia desde abril de 2020. Nos Estados Unidos apenas algumas cidades já podem desfrutar dessa possibilidade. Os japoneses já possuem 5G nas grandes cidades como Tóquio, Osaka e Sapporo.
Por aqui, dependemos das condições oferecidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que ainda está em processo de avaliação de soluções técnicas para determinar qual espectro de radiofrequência será disponibilizado para o 5G.
A partir da disponibilização por parte da Anatel das redes privativas, cada empreendimento será capaz de determinar sua capacidade de cobertura de rede, o tipo de operação e ficará responsável pela segurança, velocidade e quantidade de equipamentos conectados.
Mas as empresas e instituições regionais e locais precisam ficar atentas ao processo de regulamentação para que suas demandas futuras com a tecnologia do 5G sejam viáveis. Alguns critérios de uso podem ser incompatíveis com as tecnologias vindas de fora.
Logo o 5G será uma realidade palpável no Brasil e precisamos estar preparados para isso. O setor industrial deve se preparar através da segurança cibernética, contando com parcerias de confiança que entendam de tecnologia.
A capacidade de rápida adaptação é a chave de ouro para garantir a competitividade nos novos paradigmas oferecidos pela transformação digital. É preciso estar preparado para qualquer novidade que esteja por vir e, com certeza, a tecnologia 5G é uma delas.
Além do 5G, já existem novas tecnologias disponíveis para turbinar o seu faturamento e os seus resultados
Negociações dentro de uma cadeia logística são sempre muito complexas. A indústria quer escoar o máximo possível da sua produção para o Varejo que, por sua vez, quer comprar na medida certa para não ficar sem, mas também para não perder com produtos parados em estoque. É aí que entra a solução desenvolvida pela TEVEC.
Nosso software combina Inteligência Artificial e Machine Learning para gerar insights de recomendações de compra. Está na indústria? O software informa exatamente quanto produzir para escoar todos os seus produtos.
E se você está no Varejo, ele diz quanto a sua empresa precisa comprar do fabricante para que o seu produto não fique parado na prateleira. No fim do dia, com as soluções da TEVEC toda a cadeia logística é beneficiada.
Clientes como Danone, Nestlé, Kopenhagen, Natura, Samsung, entre outros players de médio e grande porte já validaram o nosso software e hoje contam com a TEVEC para ajudá-los a aumentar a produtividade e o faturamento em curto prazo. Aumente a produtividade e o faturamento da sua empresa.
Entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para mostrar tudo o que a TEVEC tem a oferecer para o seu negócio.