Como a deep learning potencializa o varejo?

Recentemente a TEVEC fechou contrato com duas grandes redes de supermercado, Carrefour e Saint Marché, e esses dois contratos representam muito – e não apenas para a nossa empresa. Quando gigantes do varejo procuram soluções baseadas em deep learning, isso significa que a automação da cadeia logística não é apenas uma vontade: é uma urgência.

Ficamos honrados com a confiança das duas marcas e, inspirados por elas, queremos saber de você, varejista: você sabe como a deep learning potencializa os resultados da sua empresa?

Estamos falando de uma automação de processos que consegue entregar resultados precisos e eficientes através de previsões de demanda cujo cálculo seria impossível para a mente humana. Deep learning é um termo que, em tradução livre, significa “conhecimento profundo”, e a tecnologia visa dar ao sistema essa “sabedoria”.

Assim, o que temos é uma previsão de demanda de compra e venda, estoque e inventários delimitada com precisão para que os gestores tomem as decisões mais assertivas ao momento de seu ramo do varejo. Em outras palavras, o deep learning aplicado à cadeia logística faz uma varredura de números e dados para que os responsáveis pelo setor possam operar sem achismo.

E deixar o achismo de lado é o primeiro passo para a construção de uma logística de excelência.

Por que a previsão de demanda é importante?

Para responder a essa pergunta, pense na sua casa: todo mês, você vai ao supermercado comprar itens de consumo básico que estão faltando para o período de 30 dias. Caso compre para menos, pode ter que voltar ao estabelecimento algumas vezes – o que demanda tempo e novos gastos. E, se comprar para mais, pode estocar produtos que, por conta de sua validade, vão acabar sendo perdidos.

Agora, transfira esse exemplo para qualquer setor varejista e você terá sua resposta. A demanda imprecisa gera prejuízo independentemente da forma pela qual a logística é feita. Se, por um lado, podemos diminuir a margem de lucro através dos erros do processo, por outro o cliente pode ficar insatisfeito com as entregas, o que dá na mesma.

Afinal, cliente insatisfeito não volta – e não recomenda.

Voltando ao exemplo da sua casa, quando você faz a lista de consumo da sua família, existe um escopo muito específico, certo? O seu espaço na despensa é limitado, a quantidade de consumo da família é limitada, então é fácil fazer as contas. Você não precisa de um sistema para identificar a demanda ideal.

Mas, no varejo, não é bem assim. Nos supermercados que atendemos, por exemplo, são milhares de produtos, não só nos pontos de venda, mas nos galpões de estoque, e ainda têm muito mais mercadoria em trânsito, chegando e saindo a uma velocidade incrível.

Colocar todo o processo de cálculo de demanda dessa realidade em cima de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas, pode gerar erros e não ser o suficiente. Portanto, um sistema baseado em deep learning é essencial quando pensamos em automação de varejo.

A solução da TEVEC

A TEVEC desenvolveu para o varejo uma aplicação de deep learning para revisão de demanda e sugestão de compra ideal ao reabastecimento dos pontos de venda. De forma geral, essa solução promove quatro grandes resultados, que podem se desdobrar em tantos mais:

– Aumento de faturamento;
– Redução de estoque inativo;
– Redução de rupturas no processo logístico;
– Redução de perda por validade ou ciclo de vida do produto.

Em linhas gerais, a TEVEC melhora o processo no que é possível ser automatizado: compras, entregas e outros fatores da cadeia logística, incluindo a produção de demanda.

Com o sistema do pedido perfeito, os gestores vão ter números bem embasados para a tomada de decisões, incluindo as que não podem ser automatizadas, por serem genuinamente humanas, como a negociação e a compra por oportunidade.

Quer capacitar sua equipe na gestão de estoque com a nossa solução, assim como as grandes redes de varejo do país? Entre em contato com a TEVEC para entender como nós podemos otimizar seus resultados e minimizar os erros da sua cadeia logística.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.