Como a COVID-19 muda sua gestão de estoques?

Frente ao novo cenário que se desenha no horizonte, a partir de mudanças bruscas de comportamento do consumidor em 2020, a pergunta é: como manter os estoques em níveis equilibrados em tempos de tanta instabilidade?

A pandemia tem gerado desafios para as organizações, exigindo mais controle, planejamento e aperfeiçoamento em seus sistemas. Durante o período crítico do confinamento, vimos a falta de alguns suprimentos nas prateleiras dos pontos de venda. 

Um exemplo esteve claro nos itens de enfrentamento da doença: máscaras, álcool em gel, testes rápidos, aventais e até mesmo respiradores sumiram dos estoques rapidamente.

Independentemente do setor do varejo, esse é um cenário que exige melhorias urgentes na gestão de suprimentos. Afinal, a mudança de hábito de compra por parte do consumidor gera uma cascata de mudanças também em seus fornecedores. 

Com o objetivo de evitar as lojas físicas, muitas pessoas se voltaram para o e-commerce para seu abastecimento pessoal. Ou seja, a necessidade de consumo não diminuiu; muito pelo contrário. O que ocorre é que, agora, as pessoas têm o intuito de fazer estoques enxutos, mas certeiros, para que não haja necessidade de sair de casa várias vezes por semana. 

Como o varejo deve ser preparar  para essa mudança

Se adaptar às novas formas de consumo é apenas o primeiro passo para que as empresas estejam em consonância com a realidade atual. Vemos, por exemplo, muitos negócios fazendo um rearranjo em sua logística para oferecer serviço de delivery ou de retirada do produto quando, há alguns meses, esses modelos de venda não eram cogitados para determinados segmentos. 

Supermercados, hortifruti e farmácias, considerados essenciais na pandemia, tiveram uma alta nas vendas, incluindo as realizadas pela internet ou telefone. Contudo, eles também tiveram que se ajustar para controlar os estoques e fazer com excelência as entregas em domicílio.

A tendência é que o recurso do e-commerce continue frequente, mesmo após a pandemia. Nesse caso, o varejo precisa encontrar formas de fazer o controle de estoque de maneira a atender demandas cada vez mais recorrentes e imediatas, reduzindo o risco de perdas.

Como fazer gestão de estoque na sua empresa

Fazer a gestão eficiente do estoque é fundamental para um nível aceitável de movimentação de mercadorias. O primeiro aspecto que devemos levar em consideração para cumprir esse objetivo é o tempo: não se sabe quando tudo isso vai acabar. Mas, certamente muitas mudanças estão por vir, e é melhor que a empresa esteja preparada para isso.

O mais provável é que o serviço de delivery se fortaleça, ampliando o mercado e exigindo mais estoque – o que é uma boa notícia, caso a empresa garanta o atendimento rápido ao seu cliente, tanto na loja física quanto na virtual. 

Além disso, é indispensável investir em software para previsão eficiente de demanda. Sem ele, as chances de cumprir pedidos perfeitos é mínima. O sistema, como oferecido pela TEVEC, controla o estoque a partir de históricos de compra e venda e elimina, de forma inteligente, potenciais gargalos na cadeia de suprimentos. 

A inteligência artificial aplicada para esse fim, como sugere a TEVEC, gera dinamismo, confiança, além de reduzir custos com taxa de desperdício dos itens parados.

E por que estamos falando disso? Porque para melhorar a gestão do estoque é preciso utilizar o software correto. Dê prioridade àquele que analisa as variáveis levando em consideração não somente o histórico das quantidades, mas, também, dinâmica de vendas, preferência do cliente, concorrência, oscilação das demandas, custo e preço, entre outros.

Se você quer se adaptar aos novos tempos, a TEVEC tem a solução. Oferecemos um sistema de controle de estoque intuitivo, voltado para tomadas de decisão precisas. Nosso software cruza variáveis a nível granular, permitindo compreensão e gerenciamento dos padrões de comportamento e demanda de cada produto no ponto de venda.

Quer saber mais sobre a solução da TEVEC? Entre em contato com gente e converse com um de nossos consultores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.