Torne suas campanhas de marketing mais eficazes com uma previsão de demandas inteligente

Conhecer o comportamento do cliente é fundamental para o sucesso de uma campanha de marketing. Entretanto, esse comportamento depende de inúmeros fatores e é muito difícil de prever, especialmente quando consideramos fatores externos, como a pandemia de Covid-19.

Para solucionar esse problema e tornar as campanhas de marketing mais eficazes, é possível utilizar sistemas em deep learning para prever demandas. Dessa forma, você pode simular o comportamento do seu cliente nos mais diversos cenários e entender qual é a melhor estratégia para conquistá-lo.

Continue a leitura e entenda como a previsão de demanda pode melhorar a sua campanha de marketing!

Como funciona a previsão de demanda?

A previsão de demanda utiliza modelos matemáticos e algoritmos para criar estimativas de demanda para um determinado período no futuro.

São suposições sobre o interesse do consumidor em um produto ou serviço que levam em conta inúmeros fatores e têm utilidade em todo o planejamento da empresa.

O processo de análise que gera as estimativas de demanda pode ser qualitativo ou quantitativo, sendo que cada um utiliza uma abordagem e um conjunto de dados diferente.

No caso da previsão quantitativa, é usado o histórico de dados da empresa para prever a demanda futura e tendências de mercado.

Já na previsão qualitativa, são incluídos elementos mais subjetivos, como a conjuntura econômica, alterações no produto e até a opinião de especialistas. Ou seja, variáveis externas que podem interferir na demanda são levadas em consideração, em uma análise global de cenário.

A partir da previsão de demanda são feitas projeções de estoque, de fluxo de caixa, de mão de obra necessária, entre muitas outras questões, que permitem planejar melhor todas as atividades da empresa. Ela evita desperdício de produto e de matéria prima e ainda ajuda a conter gastos desnecessários.

Por que usar a previsão de demanda nas campanhas de marketing?

Estimar corretamente a demanda também interfere nas campanhas de marketing da instituição. Da mesma forma, as campanhas de marketing influenciam na demanda futura, ou seja, é um ciclo que exige o envolvimento de profissionais de marketing ao longo de todo o processo.

Sabemos que o marketing considera não somente questões como o perfil do consumidor ou o diferencial da marca, como também requer uma análise ambiental, para compreender como o contexto interfere no consumo do produto ou serviço. 

Por isso, as campanhas de marketing precisam estar alinhadas com as previsões para que possam considerar os ciclos de vendas e a sazonalidade, por exemplo.

É a partir daí que se define o melhor momento para iniciar a promoção de um produto. Da mesma forma, entender em quais localidades há maior ou menor previsão de demanda pode ser crucial para a campanha.

No momento de lançar um novo produto no mercado ou investir em uma expansão, a estimativa de demanda é ainda mais importante.

As campanhas de marketing precisam considerar o histórico de vendas da concorrência e previsão de aceitação de lançamento no mercado, para então compor estratégias que aumentem essa aceitação.

O preço é um dos principais fatores na decisão de compra do consumidor e previsão de demanda também interfere na precificação, o que precisa ser considerado pelo setor de marketing. Por exemplo, estoques muito cheios tendem a diminuir o preço, o que pode ser facilmente previsto. 

Faça simulações

Além de considerar a estimativa de demanda na hora de elaborar a campanha de marketing, também é possível utilizar o sistema de previsão como forma de melhorar sua campanha, por meio de simulações. 

Em soluções que utilizam o deep learning para criar previsões de demanda é possível simular diferentes variáveis, de forma que a campanha de marketing é otimizada.

Alterar o preço de um produto, o local onde ele será posicionado ou inserir uma promoção no software são formas de verificar seu desempenho no mercado antes de colocar toda a estratégia de marketing em prática. 

Assim, a cada alteração é gerada uma nova previsão de demanda, até que os responsáveis escolham qual é a combinação mais vantajosa para a empresa. No processo, eles podem ter insights e aperfeiçoar a campanha.

Mudanças de comportamento por motivos externos

A maior parte das empresas faz previsões de demanda divididas em períodos em que há promoção aplicada e períodos não promocionados. É um método simples de avaliar o impacto da campanha de marketing, que geralmente requer apenas alguns ajustes.

Entretanto, esse método presume que o efeito da promoção será sempre o mesmo, sem considerar variáveis externas. Isso gera previsões imprecisas, pois são muitos os fatores que podem influenciar no comportamento do consumidor. 

A pandemia causada pela Covid-19 é um bom exemplo de situação imprevisível que alterou os hábitos de consumo e pegou as empresas despreparadas.

Uma recessão econômica ou a entrada de um novo concorrente no mercado são outros exemplos de fatores que interferem no desempenho do produto, indo além apenas do efeito de uma promoção específica.

Por isso, a elaboração da campanha de marketing precisa contar com o apoio de um sistema de previsão de demanda que considere fatores externos. Somente assim seus resultados deixam de ser tendenciosos e se adequam às mudanças bruscas no comportamento do cliente. Utilizar soluções em deep learning gera estimativas de alta precisão.

As campanhas de marketing não têm utilidade se o cliente tem interesse em seu produto mas não há disponibilidade dele devido à previsão incorreta da demanda. Entretanto, não é apenas por isso que a estimativa de demanda é tão importante no planejamento. 

Utilizar simulações automatizadas é uma maneira inovadora de otimizar campanhas de marketing. Trata-se de um processo que combina todas as variáveis em função de obter o melhor resultado possível. 

Outra maneira de aumentar a eficácia das campanhas de marketing é implantando um sistema de previsão de demandas que se adeque às variáveis externas. Dessa maneira, será possível elaborar campanhas de marketing específicas para determinado contexto e não perder vendas por questões sociais ou econômicas, por exemplo.

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