A atuação das mulheres no universo da Inteligência Artificial

Entre em uma sala repleta de analistas, desenvolvedores, programadores, e você terá certeza de que o universo da tecnologia é mesmo dominado pelos homens.

E os dados não deixam dúvidas: apenas 3% das mulheres afirmam que uma carreira na área de tecnologia é sua primeira escolha, o que acaba se refletindo no mercado: apenas 5% dos cargos de liderança em TI são ocupados por mulheres.

Mas isso não significa que elas tenham menos capacidade de competir neste setor. Confira agora como o poder feminino está transformando a área de tecnologia.

 

Mais mulheres, maior inclusão

O universo tecnológico ainda está bastante voltado para as necessidades do mercado, desenvolvendo soluções que gerem riqueza e produtividade. Mas com a inserção das mulheres no mercado de tecnologia, esse viés tem mudado.

Usando a Inteligência Artificial (IA), elas também querem apostar em projetos que tenham um viés mais humano e garanta o bem-estar social, evitando desde colisões entre aviões até a higiene correta dos cirurgiões antes de entrarem na sala de cirurgias.

Esses fatos podem ser observados no SAILORS (Programa de verão para a promoção da inteligência artificial da Universidade de Stanford), que reúne meninas do 9o. ano em torno de projetos tecnológicos voltados à melhoraria de vida das pessoas.

 

Mais transparência, melhores soluções

A inteligência artificial e o machine learning vêm sendo utilizados basicamente na previsibilidade de dados. Contudo, o potencial dessa tecnologia é cada dia maior.

É possível, por exemplo, fomentar a inclusão social por meio de previsibilidade de dados (crescimento da empresa X necessidade de contratações) e criar programas de fomento à educação para grupos historicamente excluídos da sociedade.

 

Maior investimento, melhor desenvolvimento

Outro programa que fomenta a inclusão feminina no universo da tecnologia é o DIY Girls. Nele, meninas de comunidades carentes, que vivem em lares temporários, são ensinadas a criar soluções usando a tecnologia.

De estruturas de LED alimentadas por energia solar a obras de arte codificadas em linguagem P5.js, elas são estimuladas a colocar em prática seus conhecimentos e contribuírem para o bem-estar das pessoas.

Empresas importantes no cenário tecnológico mundial são apoiadoras do projeto e compreendem a importância de promover a diversidade neste setor, que só tende a crescer nos próximos anos.

 

Quanto mais estímulo, maior a confiança

Se estimuladas desde cedo a compreenderem o universo tecnológico, as mulheres têm total condição de competir de igual para igual com os homens.

É o que nos mostra Maya Gupta, gerente de pesquisas do Google. Estudante de destaque na área de Engenharia Elétrica e premiada como Jovem Investigadora da Oficina de Investigação Naval 2007, sua missão na gigante das buscas é aumentar a precisão do aprendizado de máquina, oferecendo experiências cada vez mais personalizadas aos usuários.

Fei-Fei Li, cientista-chefe de inteligência artificial e aprendizado de máquina do Google Cloud, é outro exemplo de destaque no universo da tecnologia. Um de seus maiores objetivos é democratizar a inteligência artificial de modo que sirva às necessidades das pessoas.

Sócia-fundadora da Jibo Inc, Cynthia Breazeal, que também é professora do MIT, atua no setor de robótica, tendo enfrentado um mercado ainda mais restrito que o atual, na década de 1990. Seu enfoque está na pesquisa e desenvolvimento de robôs sociais, que possam interagir com os seres humanos nas mais diversas situações, como no trabalho ou no cuidado de pessoas idosas.

Gostou de saber mais sobre o papel das mulheres no universo da tecnologia? Deixe seu comentário!


Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.