
8 dicas para fazer o pedido perfeito
Quem trabalha com logística sabe que nem sempre é possível fazer o pedido perfeito, com entregas dentro do prazo previsto, condições adequadas e toda documentação necessária. Isso porque erros em processos logísticos são relativamente fáceis de ocorrer.
O que nem todo mundo sabe, porém, é que esses problemas geralmente ocorrem em cadeia. Quanto mais uma entrega atrasar ou gerar descontentamento e a insatisfação do cliente maiores as chances de que a distribuidora precise mediar a relação.
Em muitos casos, o imprevisto pode ser resolvido com a oferta de alguma vantagem ao consumidor. Já em outros, precisa tirar do próprio bolso dinheiro para custear a devolução do pedido.
Para afastar sua empresa dessa sequência de erros temos algumas dicas para que seja possível alcançar as condições de fazer o pedido perfeito. Um processo com a menor quantidade possível de divergências e inconsistências entre as etapas. Acompanhe!
1. Previna-se de erros na anotação do pedido do cliente
Se toda venda se inicia com a anotação do pedido do cliente, procure reduzir ao máximo as chances de dupla interpretação ou informações incompletas.
O formulário precisa ser objetivo e completo, além de testado junto a clientes e funcionários para que não restem dúvidas sobre as informações solicitadas. Evitar deixar campos em branco é outra boa dica para evitar problemas lá na frente.
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Se preferir facilitar o processo e reduzir drasticamente os riscos de erros, use a tecnologia como aliada. Diferente do processamento manual de pedidos, com a leitura automática e digitalização dos pedidos tudo ganha velocidade e qualidade.
2. Verifique o estoque antes de dar andamento à execução de um pedido perfeito
O que todo cliente quer é que sua solicitação chegue dentro do prazo previsto, certo? Assim sendo, a verificação de estoque é fundamental para garantir o cumprimento da data de entrega. Deve ser imediata.
Tenha em mente que para que um pedido perfeito possa acontecer é mais do que necessária a conferência de estoque. Um produto em falta pode não só impedir a execução do pedido perfeito, como também abalar a reputação da empresa, causar a insatisfação do cliente e gerar prejuízos financeiros.
3. Garanta as condições ideais de acondicionamento para cada produto
O pedido perfeito também envolve a integridade do produto que passa pela transportadora até chegar ao consumidor final.
Para evitar erros como excesso de sol ou umidade, não é preciso apenas que o armazém tenha condições ideais para armazenar os produtos e sim que as instruções do fabricante sejam seguidas com rigor. Deve-se haver uma constante checagem de itens disponíveis. Um processo que pode ser aperfeiçoado com o uso de softwares de gestão de estoque.
Durante a separação de mercadorias, é importante checar as condições de cada produto. Assim, os prejuízos serão menores, pois o risco do cliente receber algum item com problema e solicitar devolução é menor.
4. Trabalhe com códigos de barra e sensores para reduzir problemas com a separação de produtos
Buscando ideias para otimizar processos para a separação de produtos? Investir em processos otimizados, separação automática a verificação por código de barras e sensores são boas ideias. Assim, o processo ganha velocidade e são reduzidos os riscos de falhas para selecionar os produtos que fazem parte de cada pedido.
5. Treine os motoristas e demais colaboradores para garantir um transporte de produtos eficiente e seguro
Concorda que de nada adianta dedicar esforços para fazer uma boa separação de mercadorias e acondicionar perfeitamente os produtos se o mesmo não acontece com o transporte?
Treinar motoristas e demais colaboradores é a melhor forma de trazer segurança para a operação logística. Eles devem ser orientados sobre a natureza da carga a ser transportada para que tomem as precauções necessárias para que o pedido chegue sem avarias ao destinatário.
6. Faça um bom planejamento e execução das entregas
Para garantir que tudo ocorra dentro do planejado para o pedido perfeito é importante fazer o rastreamento da frota e manter contato em tempo real com o motorista. Assim, qualquer imprevisto pode ser passado rapidamente para a central que por sua vez pode renegociar prazos com o cliente.
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Outra solução para reduzir as possibilidades de atrasos nas entregas é contar com o apoio de uma ferramenta de roteirização. O que melhora o planejamento das rotas, evita rotas desnecessárias, economiza combustível e simplifica o trabalho dos motoristas.
7. Identifique e crie indicadores de desempenho
Específicos e mensuráveis, os indicadores de desempenho logístico podem aumentar em muito o sucesso da empresa.
8. Meça os resultados para garantir o pedido perfeito
A partir dos dados coletados com a análise da operação logística é possível incrementar e melhorar ainda mais estratégias e resultados futuros. Indicadores de desempenho devem ser a base da tomada de decisão assertiva, capaz de otimizar o tempo da equipe, identificar desvios e melhorar processos.
Agora que você já sabe os cuidados que precisa ter para garantir que o pedido perfeito chegue ao seu cliente sem nenhuma pendência. É hora de colocá-los em prática!
E por mais cansativo que o processo de organizar a operação logística possa parecer, ele só trará benefícios para o seu negócio. Isso porque, além de aumentar a satisfação do cliente final, transmite também uma imagem de comprometimento e credibilidade para o contratante. Uma ajuda que faz com que a empresa conquiste cada vez mais pedidos.
Ficou com alguma dúvida sobre como fazer o pedido perfeito? Deixe seu comentário e vamos te ajudar sobre o assunto.
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