5 erros logísticos que não existem com soluções de automação

A logística é um setor estratégico e, ao mesmo tempo, delicado – principalmente quando falamos de varejo. Se as etapas que a envolvem não forem executadas de forma eficiente, potenciais erros podem comprometer todo o processo de compra e venda.

Fazer a interface entre transporte, armazenamento e distribuição não é simples e exige atenção nos mínimos detalhes. Geralmente, pequenos erros humanos geram uma cascata de inconsistências com clientes e fornecedores, impactando, inclusive, na reputação da empresa.

As chances dessa realidade virar um pesadelo são imensas, em especial se a empresa ainda usa métodos de controle manuais, planilhas eletrônicas ou algum programa simplório e pouco intuitivo.

Mas, para nossa sorte, os avanços tecnológicos na área da inteligência artificial podem resolver inúmeros problemas, inclusive o controle de estoques. Automatizar a cadeia logística torna essa etapa moderna, de fácil execução e, claro, livre de erros que comprometam o processo.

Além disso, soluções de automação baseadas em inteligência artificial também organizam as tarefas com números precisos, e não “aproximados” reduz custos, melhora a produtividade geral e resulta em muito mais qualidade para a empresa que trabalha com elas.

Por que automatizar processos logísticos?

Mesmo em empresas pequenas de varejo, o fluxo de atividades do comércio é alto. O responsável pelo controle de estoque precisa lidar com várias atribuições ao mesmo tempo: formação de estoque, giro de produtos, negociações, fornecedores, emissão de nota fiscal e por aí vai. São muitas as atividades para pensar, planejar e calcular até chegar no ponto de venda.

Mas você já parou pra pensar que, de todas essas necessidades, apenas uma – a negociação – depende, exclusivamente, da expertise humana? Todas as demais podem ser automatizadas por sistemas inteligentes que não só resolvem as “tecnicalidades” logísticas como, também, faz com que as equipes tenham mais tempo para o raciocínio estratégico e de ampliação da empresa.

Dessa forma, um sistema de automação vai gerenciar e facilitar a obtenção, fabricação, armazenamento e distribuição. O sucesso dessa empreitada depende da escolha da solução correta, capaz de otimizar processos, integrar equipes e, assim, formatar um serviço de qualidade.

Separamos abaixo cinco erros logísticos que simplesmente não existem com soluções de automação especializadas nas questões do varejo. Dê uma olhada e tire suas próprias conclusões sobre a necessidade (ou urgência) de implementar essa tecnologia na sua organização.

#1 Pedido errado

Existe uma série de processos manuais em logística que podem ser automatizados, incluindo o ato de formalizar pedidos. Pode parecer simples, à primeira vista, essa etapa da gestão de estoque. Contudo, um errinho pode resultar em tremenda dor de cabeça para todas as partes envolvidas.

As situações desconcertantes podem ser muitas: comprar mercadoria que não tem boa saída, vender para o cliente um produto que está fora de estoque, fazer cobrança errada… pode parecer brincadeira, mas um erro humano na matemática da gestão logística vai ter o efeito bola de neve que, muitas vezes, é irreversível.

Dependendo do volume do erro, empresas são obrigadas a congelar ou encerrar as atividades até que ele seja corrigido.

Com soluções de automação para varejo isso não acontece, já que todas as informações estão cadastradas no sistema e compartilhadas com a equipe envolvida. Um sistema baseado em inteligência artificial ainda vai lidar com o histórico de dados para fazer as melhores escolhas, sem a necessidade de interferência humana em etapas vitais dos cálculos.

#2 Estoque inflado

Esse é um dos grandes erros logísticos quando o processo não é automatizado. De certa forma, sem essa possibilidade os estoques são baseados em achismos, tais como: “eu acho que nessa época do ano produto X tem mais saída”, “eu acho que essa compra não vai dar certo”.

Quando um gerente de estoques faz tais assumpções, não é por mal. Baseado em sua experiência, seu achismo vira quase uma certeza. Contudo, os dados não mentem – e é através deles que o melhor gestor pensa em estratégias eficazes. Portanto, ter o controle real e preciso de tudo o que se tem no estoque é um grande passo rumo ao melhor cenário.

Estoque inflado é sinal de que algo deu errado no meio do caminho. Afinal, em uma cadeia logística, tudo está interligado. Correr o risco de aumentar o número de mercadorias vencidas ou próximas a vencer com base em experiências pregressas não é o ideal. Nesse sentido, o comerciante pode amargar prejuízo ou queimar sua reputação a longo prazo.

A solução é buscar a automação, que vai verificar e estudar dados por conta própria e simular possibilidades para que o estoque esteja sempre equilibrado.

#3 Perda de mercadoria por validade

Se você até se arrepia ao pensar na quantidade de dinheiro que se perde em uma mercadoria vencida, está mais que certo. Perder produtos não se trata apenas de não reaver o preço que se pagou por eles, mas seu custo de fabricação, horas trabalhadas da equipe, recursos disponibilizados de compra e venda e seu custo de armazenamento.

Perder mercadoria em virtude da validade é jogar dinheiro fora. Mas, como controlar, por exemplo, a data de validade de todos os produtos de um supermercado? Manualmente é praticamente impossível.

A automatização de sistemas logísticos permite o controle das datas, avisando o tempo de vencimento de cada lote de produto. Esse é um excelente recurso para conduzir a decisões estratégicas como aumento de preço com aumento de demanda ou promoções avassaladoras para o escoamento do estoque prestes a vencer.

#4 Orçamento

Gestão de orçamento é imprescindível em qualquer segmento de negócio. Mas, no varejo, esse recurso costuma ser historicamente mais apertado. Sendo assim, erros envolvendo estimativas financeiras podem levar a empresa à falência.

Imagine um orçamento fechado para o ano que vem que, você já sabe, não será respeitado. É possível que a empresa extrapole sua própria reserva em virtude de erros operacionais, produtos vencidos, estoque lotado ou ingerência do que entra e sai.

Usar a tecnologia a favor do negócio é a melhor forma de cumprir o orçamento proposto. Isso porque o controle de custos é atualizado frequentemente, dando ao gestor o real posicionamento de tudo o que está acontecendo na empresa.

#5 Falha humana

Falhas humanas acontecem o tempo todo – já que, como diz o ditado, “errar é humano”. E, por ser humano, está praticamente fora do escopo das soluções de automação. Seu principal benefício é a garantia de que elas não erram.

Enquanto uma mente cansada pode gerar confusão e esquecimento em horário de trabalho, ocasionando em execuções incorretas e despreparo para o uso de recursos que, quando mal utilizados, levam a falhas, a automação põe um ponto final nesse “drama”.

Com o apoio da tecnologia, as tarefas são mais assertivos, o tempo de execução fica reduzido e as informações se tornam bem mais consistentes.

As soluções de automatização não tratam apenas de um excelente modelo de gestão em logística: muitas vezes, são necessárias à sobrevivência de empresas de vários segmentos. Mas, para que sua aplicação dê certo, o sistema precisa conversar com cada tipo de negócio.

Quer saber mais sobre a solução da TEVEC? Entre em contato com a gente para que nossos consultores entendam como podemos te ajudar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Acompanhe nossas postagens e notícias.

Nossos Clientes

Faça parte da rede de clientes que utilizam as nossas recomendações para as melhores decisões de negócio em cada elo da cadeia de suprimentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece sobre inovação em
Inteligência Artificial aplicada em Supply Chain.

FALE CONOSCO

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

A EMPRESA

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

Você escolheu receber as melhores decisões de abastecimento.

1.

Vamos começar? Preencha o cadastro para entrarmos em contato pelo canal e horário que você escolheu.

2.

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre o seu negócio.