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15 de setembro de 2017

Por que é importante trabalhar com previsibilidade?

Diante da concorrência acirrada, uma das estratégias que mais colocam empresas na liderança de seus mercados é a previsibilidade. Saber com antecedência o que pode ser feito para maximizar os resultados e otimizar os recursos é fundamental no momento em que vivemos.

Mas afinal, o que é previsibilidade? Como você pode usá-la a favor do seu negócio para obter sucesso? Fique conosco e descubra!

O que é previsibilidade de dados?

Previsibilidade de dados consiste em aplicar modelos matemáticos que auxiliam na identificação de comportamentos e tendências. Esses algoritmos são aplicados por meio de tecnologia, como acontece na Previsão de Demanda (Forecast) por exemplo.

Modelos preditivos podem ser aplicados a qualquer área da organização, como o financeiro, o marketing ou a logística. O intuito é descobrir padrões que, de outra maneira, não seriam percebidos pela empresa, tomando decisões com base em dados que sugerem com maior precisão um cenário futuro.

Os modelos preditivos podem ser classificados em três tipos:

  • De previsão, que se utilizam de dados passados para prever acontecimentos futuros. É o caso da previsão de demandas, utilizada na gestão do estoque e produção;
  • De decisão, que combinam diversas variáveis a fim de detectar a melhor escolha dentre várias opções. É o caso da análise de investimentos, onde você compara projetos e seus respectivos ROIs;
  • De descrição, que combinam comportamentos para identificar relações entre duas variáveis. Por exemplo, quando analisamos fontes de tráfego de um site versus número de conversões.

Por que a previsibilidade é importante?

Com a previsibilidade de dados, você tem maior capacidade de decisão, pois compreende os rumos que a empresa e o mercado estão tomando. Dessa forma, é possível antecipar-se a tendências e criar soluções inovadoras para o seu público-alvo.

Modelos preditivos também apresentam tendências comportamentais dos clientes, como aumento ou redução do lifetime value, por exemplo. Se o tempo de fidelização de seus clientes está diminuindo, significa que você precisa lançar mão de estratégias de retenção.

Tal mudança só é percebida se você estiver acompanhando dia a dia o engajamento dos seus clientes, o volume de compras, o ticket médio, entre outros indicadores. Caso contrário, quando percebe, o cliente já se foi.

O papel da tecnologia que se utiliza da previsibilidade de dados é antecipar esse comportamento e avisar antes que o processo seja irreversível.

Também é possível usar a previsibilidade para otimizar recursos dentro da empresa. A correta previsão de demandas permite que você mantenha o estoque enxuto e girando, bem como a escolha das melhores rotas de distribuição traz economia para os custos logísticos.

Já pensou em ter essas facilidades na sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e descubra o que a previsibilidade pode fazer por você!

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