Close

6 de novembro de 2017

Lojas se preparam para a Black Friday

A Black Friday acontecerá na última sexta-feira de novembro, desde que estreou no Brasil, em 2010, movimentou o comércio eletrônico. Só ano passado lucrou R$ 1,9 bilhão – foi a segunda data mais lucrativa para o e-commerce em 2016, e ficou atrás apenas do natal (dados: Ebit).

É claro que, com promoções atrativas, o número de visitas aos sites que vendem produtos online aumenta exponencialmente. Por isso, grandes grupos empresariais começam a fazer testes em seus servidores e sites meses antes da Black Friday. Caso o servidor tenha quedas, as compras podem ser prejudicadas – dessa forma, o consumidor sai prejudicado, a loja deixa de lucrar e ainda prejudica a sua imagem de marca.

Lojas como Casas Bahia e Ponto Frio, por exemplo, começam a fazer testes com suas equipes de tecnologia em março, simulando grandes volumes de compras até sete vezes maiores do que em dias normais.

Mas o planejamento para a data vai além de sites e servidores: é preciso ter produtos disponíveis e uma logística que seja capaz de entregar tudo o que o site prometeu com eficiência a todos os compradores.

E é aí onde a Inteligência Artificial é imprescindível: a acurácia de informações e planejamentos para a cadeia logística e picos de consumo são pontos bastante positivos da tecnologia.  A Tevec usa dessa tecnologia em seu software e tem papel crucial no sucesso da gestão de supply chain em negócios de diversos setores. 

A decisão do mix de produtos, as ofertas e toda a preparação da logística são fatores decisivos para o sucesso das empresas que participam da Black Friday. Em 2016, realizamos um projeto para ajudar o grupo CRM (do qual a marca Kopenhagen faz parte) a definir quais produtos seriam interessantes de serem inclusos na promoção.

Leia a matéria que saiu na Valor Econômico e entenda como a Tevec, usando a inteligência artificial, conseguiu otimizar resultados e processos na Black Friday:

 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami