Close

6 de fevereiro de 2018

Inteligência Artificial e OCR podem revolucionar o uso de dados

Tecnologia já existente pode dar saltos revolucionários na indústria se sua aplicação for combinada com IA.

O uso de tecnologia para reconhecimento de caracteres é algo já bem conhecido por profissionais dessa área. A reflexão que se faz hoje é sobre o quanto esse tipo de recurso pode evoluir no curto prazo. Em artigo publicado no portal Terra, a discussão é levantada sob a ótica de imaginar os cenários que podem surgir com a possibilidade de unir o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) com dados estruturados e Inteligência Artificial.

Se na década de 90 o OCR impressionava as pessoas pela capacidade de analisar um documento e torná-lo editável, hoje, com o auxílio de Big Data, é possível capturar e armazenar esses dados de um modo muito mais amplo e de forma setorizada. Com isso, ganha-se base para análises muito mais completas, há melhoria na qualidade da busca por dados específicos e é possível projetar o futuro com base nesses dados de uma forma muito mais apurada.

Isso se aplica, por exemplo, ao controle de estoque de uma empresa, ou mesmo para uma análise mais precisa de um perfil de grupo tido como público-alvo de determinado mercado.

Os dados estruturados são importantes no sentido de facilitar o desenvolvimento de um sistema inteligente, caso contrário, estaríamos falando apenas de uma plataforma de armazenamento de informações. Uma vez que a IA se desenvolve com base em dados estruturados, os sistemas são capazes de se aprimorar gradativamente para apontar soluções para as empresas.

Conforme o artigo ressalta, o interessante é pensar que esse tipo de interação pode ser pensado tanto para grandes empresas quanto para pequenos negócios. No varejo, por exemplo, empresas poderiam evitar perder compras online em função de dificuldades que hoje acontecem na hora de realizar a transação. Durante o processo, o cliente normalmente precisa preencher um formulário, o qual nem sempre funciona bem em mobiles, por exemplo. Diante dos erros de plataforma, muitos clientes acabam desistindo da compra.

Com o uso de OCR e IA, bastaria o cliente tirar uma foto de um documento oficial e automaticamente o sistema reconheceria os dados e os armazenaria de forma a utilizá-lo de maneira estratégica futuramente – com a categorização para oferecer ofertas e tratamento personalizado aos clientes. Estamos falando aqui de uma aplicação em um cenário simplificado, com foco em uma situação comercial banal. Há que se reconhecer que as vantagens podem ser infinitamente maiores se pensarmos em situações ainda mais robustas, como em instituições governamentais, por exemplo.

Vale pensar, por exemplo, nos avanços que poderíamos ter para entender melhor os cadastros no sistema de seguridade social, bem como conhecer melhor o perfil de pessoas carentes cadastradas em programas sociais. Isso poderia ser usado para conhecer melhor a população e atender suas necessidades de uma forma mais assertiva.

Ainda que estejamos falando ainda no campo das suposições, o mundo vem acompanhando como o tema Inteligência Artificial tem tomado conta das pautas de diversos setores. Ou seja, não seria ousadia ou fantasia pensar em uma realidade muito próxima com esses cenários traçados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami