Close

O futuro da inteligência artificial já chegou

Há anos a AI (sigla internacional para inteligência artificial) é abordada nos filmes como parte de um futuro distante, com robôs e carros voadores, mas a escalada da tecnologia dos últimos anos já está colocando essa realidade na nossa vida cotidiana, dentro das nossas casas e empresas. 

De assistentes digitais mais simples, como a Siri (Apple) e Cortana (Microsoft), a sistemas mais complexos e com utilidades específicas, como as soluções de machine learning da Tevec, todos os dias surgem novas tecnologias que trazem mais comodidade para a vida das pessoas e produtividade para as empresas. 

Das redes sociais à escovas de cabelo


No final de abril, a revista americana Marketing Week publicou um artigo sobre como a tecnologia de “inteligência artificial de conversação” transformará a interação das empresas com consumidores, pegando como exemplo a gigante de beleza L’Oréal, que está desenvolvendo um sistema inteligente para atendimento automático no Facebook Messenger. A ideia é que, ao entrar em contato pela plataforma de mensagens da rede social, o cliente encontre o produto que melhor lhe atenda, seja para seu próprio uso ou como um presente, sem precisar de atendimento humano. Esta é apenas um dos investimentos da empresa, que também neste ano anunciou o lançamento de uma “escova de cabelos inteligente”, que mapeia a qualidade do cabelo de quem a utiliza e, a partir dos dados coletados, sugere um mix de produtos específico para as suas necessidades.

Não falta nem sobra

Não é só a interação com o cliente final que a tecnologia está melhorando. Sistemas como o de machine learning da TEVEC são capazes de tornar a cadeia de logística mais inteligente, evitando custos desnecessários por desperdício e enviando para pontos de venda o mix ideal de produtos que mais agradam os clientes.

Um exemplo disso é a parceria da empresa com a Kopenhagen, que nos últimos três anos reduziu as perdas de produtos nas prateleiras em mais de 60%. O segredo é a tecnologia utilizada pela TEVEC, que utiliza modelos matemáticos que permitem identificar com precisão padrões de comportamento de séries de dados e os fatores que afetam seus consumidores, antecipando o futuro com alta precisão, incluindo vendas constantes e sazonais, campanhas de marketing, clima e alterações do comportamento econômico do consumidor. Ou seja: todos os inúmeros fatores que podem influenciar na quantidade de produtos a serem fabricados e como eles serão distribuídos entre as lojas são calculados pela Tevec com a rapidez e precisão que só milhares de pessoas juntas conseguiriam fazer. E as contas são refeitas em tempo real, ajustando os novos pedidos a cada mudança nas variáveis.

Quer contar com um sistema poderoso para ter sua cadeia de suprimentos sob controle?
Fale conosco!
Saiba mais preenchendo os dados abaixo

Bitnami